Firefox 76.0.1 lançado para corrigir apenas alguns bugs

Firefox 76.0.1 lançado para corrigir apenas alguns bugs
Firefox 76.0.1 lançado para corrigir apenas alguns bugs

E de surpresa, foi lançado o Firefox 76.0.1 para corrigir apenas alguns bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Firefox 76.0.1 lançado para corrigir apenas alguns bugs

Agora, a Mozilla lançou o Firefox 76.0.1 na última sexta-feira, 8 de maio.

Esta versão é uma surpresa, porque eles não solucionaram nenhuma falha grave de segurança e a primeira versão estável desta série não está entre nós há uma semana.

Seja como for, a empresa famosa por desenvolver o navegador fox terá suas razões para ter lançado esta versão e o fez.

Novidades do Firefox 76.0.1

No total, o Firefox 76.0.1 corrigiu dois erros, conforme lemos na nota de lançamento: no primeiro, eles nos dizem que um bug que causou alguns complementos como o Amazon Assistant ver vários eventos onConnects foi corrigido, o que era uma “funcionalidade prejudicial”.

O segundo bug afetou apenas os sistemas Windows de 32 bits com alguns drivers NVIDIA instalados e causou um acidente.

Por outro lado, eles também introduziram outras alterações, mas já são para desenvolvedores, conforme refletido no endereço fornecido na nota de versão do Firefox 76.0.1.

Entre eles, temos novas APIs, como uma que faz o Firefox suportar worklets de áudio por padrão, com suporte para AudioContext.audioWorklet, permitindo o uso das interfaces AudioWorkletProcessor e AudioWorkletNode para processar áudio em tempo real a partir do thread principal.

O Firefox 76.0.1 também suporta o sistema de cores CSS4, entre outras coisas mencionadas no endereço anteriormente mencionado.
 
Considerando que esta é uma versão de manutenção, não podemos saber quando a Mozilla lançará uma suposta v76.0.2 no seu navegador, mas sabemos que o Firefox 77 será lançado oficialmente em 2 de junho.

No momento, a única novidade confirmada pelo Firefox nessa versão é a seguinte: “A preferência browser.urlbar.oneOffSearches foi removida. Para ocultar os botões únicos, desmarque os mecanismos de pesquisa na página about:preferences#search“.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox 76.0.1

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam latpak terão que esperar o Firefox 75 chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Fedora, Linux, Linux Mint, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile