Firefox 81 beta lançado com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux

E já foi lançado o Firefox 81 beta com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux. Confira as novidades dessa beta e veja como instalar.

Quase todas as distribuições do Linux vêm com o Firefox padrão como navegador padrão, e também é muito fácil instalar o Firefox padrão em qualquer distribuição Linux.

E para os usuários avançados que querem experimentar as funcionalidades que virão no próximo lançamento desse navegador, a Mozilla oferece uma excelente opção: o Firefox Beta.

Como o Beta você pode experimentar as novidades e ajudar a melhorar a qualidade do Firefox, bem antes delas serem liberadas oficialmente.

Agora, enquanto o navegador Firefox 80 está abrindo caminho nos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições Linux mais populares, a Mozilla já empurrou o Firefox 81 para o canal beta.

E é assim mesmo, o Firefox 81 gora está no canal Nightly, mas quando uma nova versão estável do Firefox for lançada, a versão atual do Firefox no Nighly muda para Beta, e a próxima versão (Firefox 82 neste caso) toma o seu lugar.

Novidades do Firefox 81 beta

Firefox 81 beta lançado com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux
Firefox 81 beta lançado com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux
Firefox 81 beta lançado com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux
Firefox 81 beta lançado com aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux

O Firefox 80 apresenta um recurso altamente antecipado para usuários Linux, ou seja, aceleração de hardware VA-API/FFmpeg para reprodução de vídeo em sistemas que usam o servidor de exibição tradicional X11/X.Org Server.

Mas o recurso de aceleração de GPU está desabilitado por padrão, então você teria que abrir a página about:config e habilitar as opções media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled e media.ffmpeg.vaapi.enabled.

Com o próximo lançamento do Firefox 81, parece que a Mozilla habilitou a aceleração da GPU por padrão.

Olhando para a página about:config, percebe-se que a opção media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled está definida como “true” enquanto a opção media.ffmpeg.vaapi.enabled está desabilitada.

Não sei se é assim que o recurso deve funcionar, mas a preferência media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled usa a exibição DRM VA-API em vez da nativa.

De qualquer forma, esta é uma boa notícia para usuários Linux. No entanto, habilitar a aceleração da GPU leva apenas um ou dois minutos, mas tê-la habilitada por padrão deve economizar algum tempo, eu acho, e também prova que é estável o suficiente para uso em produção.

Até o Firefox 81 chegar às ruas, você tem tempo suficiente para brincar com essas duas opções de aceleração de hardware, habilitando uma ou ambas ao mesmo tempo e testar como funciona a reprodução de vídeo.

Além disso, a Mozilla também estendeu seu mecanismo de renderização 2D baseado em GPU WebRender para o hardware AMD Evergreen (também conhecido como GPUs da série Radeon HD 5000) em todas as plataformas suportadas, incluindo sistemas Linux, bem como para dispositivos Mali-Gxx.

Ainda assim, o WebRender permanece desabilitado por padrão no Linux no Firefox 81.

O Firefox 81 também promete adicionar suporte para chaves de mídia de hardware para controlar a reprodução de mídia.

Os usuários poderão controlar a reprodução de mídia por meio de teclas de mídia de hardware em um teclado, fone de ouvido ou interface de controle de mídia virtual.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox beta, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firefox 81 beta

Para instalar a versão mais recente do Firefox beta nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.