Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px

A Framework começou a compartilhar mais detalhes sobre o próximo notebook, e o Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px.

A Framework fabrica laptops modulares, reparáveis e atualizáveis. Até agora, todos os notebooks da empresa apresentavam telas de 13,5 polegadas e um chassi que mudou pouco o suficiente de uma geração para a outra para que você possa facilmente colocar uma nova placa-mãe em um laptop antigo para atualizar o processador, memória, armazenamento e outros componentes .

Mas um modelo maior chamado Framework Laptop 16 será lançado ainda neste ano. Anunciado pela primeira vez em março, ele terá uma tela maior, mais portas e suporte para um módulo GPU discreto opcional.

E agora, a Framework começou a compartilhar mais detalhes sobre o próximo notebook, começando pela tela.

Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px

Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px
Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px

Sim. O novo portátil terá uma tela LCD de 16 polegadas que apresenta:

  • Resolução de 2560 x 1600 pixels
  • Proporção 16:10
  • Taxa de atualização de 165 Hz
  • 9ms tempo de subida e descida
  • Taxa de contraste de 1500:1
  • Gama de cores 100% DCI-P3
  • 500 nits de brilho
  • acabamento fosco

A Framework diz que o objetivo era usar uma tela que fosse “excelente para jogos, criação de conteúdo e produtividade geral, além de ser fina, leve, eficiente em termos de energia e econômica”.

Para obter todas essas coisas, a empresa trabalhou com o fabricante de monitores BOE em uma tela semi-personalizada que pega uma parte BOE existente e adiciona suporte para maior brilho, contraste e gama de cores.

A tela também foi projetada para ser fácil de remover e substituir, o que deve tornar os reparos relativamente simples.

E é possível que o Framework possa oferecer diferentes painéis de exibição no futuro. Por exemplo, a tela descrita acima não suporta toque, mas a placa-mãe do Framework Laptop 16 tem as entradas necessárias para adicionar uma tela sensível ao toque.

Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px
Framework Laptop 16 terá uma tela de 165 Hz, 2560 x 1600px

Portanto, se o Framework decidir oferecer uma tela sensível ao toque no futuro, você poderá remover a tela sem toque e substituí-la por uma que suporte a entrada por toque.

Então essa é a nova exibição. Aqui está uma atualização sobre algumas das coisas que já sabíamos sobre o próximo Framework Laptop 16.

Assim como o Framework Laptop 13, o novo modelo de 16 polegadas possui um sistema de portas modulares.

Mas enquanto o laptop menor possui quatro conectores USB-C que permitem escolher suas próprias portas graças aos cartões de expansão, o Framework Laptop 16 possui seis slots de cartão de expansão que você pode usar para equipar o notebook com USB, HDMI, DisplayPort, Ethernet, ou conectores de áudio ou até mesmo um SSD removível.

O Framework Laptop 16 também permitirá que você personalize a área de entrada: o teclado e o teclado numérico agora são modulares.

Portanto, se você gosta de teclados numéricos, pode comprar um laptop com os dois módulos e organizá-lo com o teclado numérico à direita ou à esquerda do teclado. Prefere pular o teclado numérico? Então você pode centralizar o teclado.

Há também um novo Expansion Bay que permitirá aos usuários adicionar gráficos discretos (ou armazenamento adicional, baterias, dispositivos de captura de vídeo ou outros complementos) ao laptop.

Os módulos GPU ficam pendurados na parte de trás do Framework Laptop 16, o que dá ao Framework a flexibilidade de oferecer módulos em diferentes tamanhos e formas no futuro, já que eles não precisam caber na estrutura do laptop.

E isso deve permitir que você atualize para um novo módulo de GPU daqui a alguns anos, assumindo que o Framework continue a oferecer novos módulos.

Mas os sinais parecem bons até agora. O Framework existe há apenas alguns anos neste momento, mas depois de lançar seu primeiro laptop com opções de processador Intel de 11ª geração em 2021, a empresa seguiu com novas versões com chips de 12ª e 13ª geração.

E os primeiros modelos da AMD estão em pré-venda e devem ser enviados em breve.

Ainda mais impressionante? Ao contrário da maioria dos fabricantes de PC, a Framework nunca exigiu que os clientes comprassem um laptop totalmente novo se quisessem atualizar.

Sempre que a empresa lança um novo laptop de 13,5 polegadas, também oferece a opção de comprar apenas uma nova placa-mãe, permitindo que você atualize os componentes internos, mantendo o chassi, teclado, touchpad e tela existentes.

Portanto, há boas razões para pensar que o Framework será capaz de cumprir sua promessa de continuar a oferecer peças de reposição e opções de atualização para o Framework 16 por pelo menos alguns anos após seu lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.