Futuros lançamentos do Ubuntu não suportarão Flatpak por padrão

Focando cada vez mais no formato Snap, a Canonical anunciou que os futuros lançamentos do Ubuntu não suportarão Flatpak por padrão.

A Canonical, fabricante do Ubuntu, anunciou que os futuros lançamentos do Ubuntu (incluindo versões oficiais) não incluirão suporte para o formato binário sandbox Flatpak por padrão, começando com o Ubuntu 23.04.

Futuros lançamentos do Ubuntu não suportarão Flatpak por padrão

Futuros lançamentos do Ubuntu não suportarão Flatpak por padrão
Sim. Os futuros lançamentos do Ubuntu não suportarão Flatpak por padrão. Essa mudança afetará o Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster” e futuros lançamentos do Ubuntu, incluindo todos os sabores oficiais.

Isso não deve ser uma surpresa para ninguém, pois o Ubuntu, como muitas outras distribuições GNU/Linux populares por aí, não oferece suporte para o formato binário Flatpak por padrão.

Aqueles que desejam instalar aplicativos Flatpak precisarão instalar manualmente o Flatpak Runtime seguindo as instruções no site oficial.

O suporte Flatpak não está disponível em nenhuma das versões suportadas do Ubuntu, incluindo o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo ou o mais recente Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu).

No entanto, o suporte Flatpak está disponível no sabor Kubuntu, mas agora a Canonical diz que não planeja incluir o suporte Flatpak por padrão em futuros lançamentos do Ubuntu, incluindo todos os sabores oficiais.

Philipp Kewisch, gerente de engenharia da comunidade da Canônical, disse que:

“No futuro, o pacote Flatpak, bem como os pacotes para integrar o Flatpak ao respectivo centro de software, não serão mais instalados por padrão no próximo lançamento previsto para abril de 2023, Lunar Lobster”, diss. “Os usuários que usaram o Flatpak não serão afetados na atualização, pois os sabores incluem uma migração especial que leva isso em consideração.”

Philipp Kewisch também mencionou o fato de que a Canonical quer que o Ubuntu continue com os pacotes nativos Debian (DEB), bem como seu formato de pacote sandbox interno Snap como a experiência padrão para novas e futuras instalações do Ubuntu.

Como você pode ver, essa alteração não afetará os usuários existentes do Ubuntu que atualizarão para o próximo lançamento do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), previsto para o final de abril de 2023, que já instalou o Flatpak Runtime e quaisquer outros pacotes necessários para instalar o Flatpak aplicativos do portal Flathub.

A Canonical acredita que essa mudança “melhorará a experiência do Ubuntu pronto para uso para novos usuários”, apenas no caso de alguns de vocês esperarem o suporte Flathub/Flatpak por padrão em versões futuras do Ubuntu.

Então, novamente, para deixar bem claro, nada será removido dos futuros lançamentos do Ubuntu, pois o Ubuntu não suporta aplicativos Flapak por padrão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.