Fwupd 1.8.5 lançado com novos recursos e melhor suporte a hardware

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.5 com novos recursos e melhor suporte a hardware. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.5 como o quinto lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8. Junto com ele, o fwupd 1.7.10 foi lançado como uma atualização de manutenção para a série fwupd 1.7.

Novidades do Fwupd 1.8.5

Fwupd 1.8.5 lançado com novos recursos e melhor suporte a hardware
Fwupd 1.8.5 lançado com novos recursos e melhor suporte a hardware

O Fwupd 1.8.5 vem cerca de três semanas após o fwupd 1.8.4 e apresenta um novo plug-in para exibir a versão do firmware SMU em AMD APU/CPUs, um novo plug-in de inicialização do Android para atualizar dispositivos de bloco específicos, suporte para descritores de capacidade de plataforma para permitir que os dispositivos set quirks e um novo plugin que contém o código genérico Intel Goshen Ridge.

Esta versão também adiciona suporte para novo hardware, incluindo o mouse para jogos Corsair SABER RGB PRO, mais docks USB-4 Intel Goshen Ridge, bem como mais dispositivos Sonix CAM.

Além disso, melhora o suporte para dispositivos existentes, como dispositivos Wacom AES, que agora são atualizados corretamente, sistemas Ryzen 6000 para desabilitar a alteração do modo de suspensão, bem como smartphones PinePhone Pro para expor o MTD como Tow-Boot.

Entre outras mudanças, a atualização do fwupd 1.8.5 permite especificar o ESP ao aplicar a atualização do DBX, adiciona a capacidade de sempre verificar as partições do BDP ao buscar todos os ESPs disponíveis, remove a mensagem ‘pode não ser usado durante a atualização’ para atualizações do DBX e limita o tamanho do arquivo para 25 por cento da RAM ou 4 GB.

Além disso, o utilitário de atualização de firmware do Linux agora carrega metadados coSWID de um dispositivo de bloco uSWID MTD, não salva mais a senha gerada automaticamente pelo Redfish em um arquivo legível pelo usuário, apenas cria usuários usando IPMI quando possível, adiciona suporte para gravação de todos os arquivos CCGX blocos de metadados e corrige vários bugs.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.5 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.5 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.