FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro

Se você tem o notebook Linux da PINE64 e também gosta dos Chromebooks, o FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro.

O PineBook Pro é um laptop de US$ 200 com tela full HD de 14 polegadas, processador Rockchip RK3399, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e suporte para vários sistemas operacionais diferentes… a maioria dos quais são distribuições Linux.

Mas você também pode transformar o laptop em um dispositivo semelhante a um Chromebook instalando uma nova versão beta do FydeOS 11.2 para o PineBook Pro.

FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro

FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro
FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro

FydeOS é um fork do Chromium OS, a versão de código aberto do Chrome OS. Esta versão apresenta o Chromium 86 e oferece suporte a muitos dos recursos que o Google adicionou ao Chromebook nos últimos anos, incluindo suporte para instalação e execução de aplicativos Android e Linux.

Dito isso, ainda é uma versão beta com alguns problemas conhecidos. A câmera PineBook Pro não funciona ao executar o fydeOS e o trackpad é um pouco meticuloso.

De acordo com Lukasz Erecinski da Pine64, um PineBook Pro executando o sistema operacional é capaz de executar aplicativos Android, incluindo alguns jogos “extremamente bem”, e pode lidar com streaming de vídeo do YouTube em resoluções de até 1440p.

A equipe do FydeOS também adicionou alguns recursos ao ChromiumOS, incluindo um aplicativo de terminal personalizado com uma interface de usuário com guias e um aplicativo Arquivos ajustado que pode montar automaticamente outras unidades internas.
FydeOS beta traz o Chromium OS para o PineBook Pro
FydeOS também está disponível para PCs com processadores x86_64, com versões personalizadas para dispositivos específicos, incluindo tablets Microsoft Surface, o Google Chromebook Pixel (modelo 2013) e o mini laptop GPD Pocket 2.

Mas o PineBook Pro é a primeira versão do FydeOS para um computador com processador baseado em ARM. Os desenvolvedores dizem que planejam adicionar suporte para mais sistemas baseados em ARM no futuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.