Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6

Como acontece sempre bem antes de alguns lançamentos de tecnologia, um Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6.

Se você acompanha de perto os principais lançamentos de chipsets da Qualcomm, já deve ter notado que o 8 Gen 2 foi lançado com uma configuração bastante peculiar. Apresentava um núcleo principal, quatro núcleos de desempenho e três núcleos de eficiência.

Agora, o Snapdragon 8 Gen 3 acaba de aparecer no Geekbench 6.1.0.

Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6

Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6
Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6

E olhando mais de perto o scorecard 8 Gen 3, você verá que a Qualcomm mais uma vez ajustou a configuração principal.

Quais mudanças a Qualcomm fez? Os resultados do Geekbench 6 do chipset revelam que a Qualcomm abandonou um núcleo de eficiência e adicionou um núcleo de desempenho extra. Além disso, os núcleos de desempenho agora têm diferentes velocidades de clock.

Para quem não conhece, o Snapdragon 8 Gen 2 veio com uma configuração de 1 + 2 + 2 + 3 núcleos.

O chipset possui um núcleo 1x Cortex X3, que roda a 3,36 GHz nas versões Plus e “for Galaxy”. Existem dois núcleos Cortex A715 e 2 núcleos Cortex A710. Esses são núcleos de desempenho e têm clock de 2,8 GHz.

Por fim, o Snapdragon 8 Gen 2 veio com três núcleos Cortex A510. Estes são núcleos de eficiência que funcionam a 2,0 GHz.

Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6
Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6 – Foto/Reprodução: GSMArena

No entanto, no Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm mudou para uma configuração 1 + 3 + 2 + 2. O primeiro é um núcleo Cortex X4, que roda a 3,30 GHz.

Existem três núcleos de desempenho com velocidade de clock de 3,15 GHz e 2 núcleos de desempenho com velocidade de clock de 2,96 GHz. Estes são clusters de núcleos de desempenho.

Por fim, os dois núcleos de eficiência rodam a 2,27 GHz no Snapdragon 8 Gen 3.

A principal observação dessa comparação de configurações é que o 8 Gen 2 tinha clusters de núcleo de desempenho diferentes, mas tinha a mesma velocidade de clock. Ao mesmo tempo, o novo chipset principal apresenta 2,96 GHz para um cluster e 3,1 GHz para o outro.

Se esses núcleos de desempenho são ou não os mesmos núcleos Cortex, não se sabe. Também não há nenhuma palavra oficial sobre o modelo principal do cluster de eficiência.

Mas a ARM já lançou o A720 e o A520, que são modelos principais atualizados do A710 e A510. Assim, é provável que os vejamos na 8 Gen 3.

Ganhos de desempenho

A configuração 1 + 3 + 2 + 2 ou 1 + 5 + 2 do Snapdragon 8 Gen 3 se alinha com a configuração que a ARM tinha em mente ao projetar os núcleos. Para esta configuração, o núcleo X4 do novo chipset visa oferecer desempenho 15% superior com a mesma potência do Snapdragon 8 Gen 3.

Da mesma forma, a ARM prometeu entregar eficiência 25% maior com desempenho igual ao do Snapdragon 8 Gen 2. Mas as expectativas para o núcleo X4 no Snapdragon 8 Gen 3 eram de atingir 3,4 GHz.

Essa velocidade de clock se aproxima da dos chipsets Snapdragon 8+ Gen 2 ou 8 Gen 2 para Galaxy, que é de 3,36 GHz.

Anteriormente, um relatório sugeria que o núcleo X4 do 8 Gen 3 rodaria a 3,7 GHz. Mas, como você pode ver na imagem do resultado do Geekbench 6 anexada abaixo, está em 3,30 GHz. Ver a velocidade de clock de 3,7 GHz no núcleo principal seria incrível.

Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6
Galaxy S24+ com Snapdragon 8 Gen 3 apareceu no geekbench 6 – resultados do Samsung Galaxy S24+ no Geekbench 6.1.0

No entanto, mesmo com o novo nó da TSMC, a Qualcomm pode não ter visto a velocidade do clock viável em um dispositivo resfriado passivamente.

Mas, novamente, o resultado do desempenho apresentado pelo Geekbench 6 é do Galaxy 24+. O dispositivo ainda não foi lançado oficialmente. Portanto, há uma chance de a Qualcomm e a Samsung ajustarem as coisas para refinar ainda mais a velocidade do clock do núcleo X4.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.