Geany 2 lançado com melhorias na interface de usuário, e mais

E foi lançado o Geany 2 com melhorias na interface de usuário, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Todo desenvolvedor que passa horas na frente da tela de um computador escrevendo códigos, precisa absolutamente de um editor para programar.

Quer desejemos programar uma página web, uma aplicação ou um programa, devemos utilizar uma ferramenta que nos permita editar o código, modificá-lo e trabalhar com ele.

Geany é um editor de código poderoso, estável e leve com certos recursos básicos de um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) e é um editor de código que usa o kit de ferramentas GTK+.

Ele é um editor de plataforma cruzada de código aberto projetado especificamente para programadores, graças ao seu suporte integrado para mais de 50 linguagens de programação.

Além disso, com Geany você pode executar funções como destaque de sintaxe e preenchimento automático.

Agora, foi anunciada uma nova versão, o Geany 1.38, uma atualização que traz com maior velocidade na abertura de documentos.

Novidades do Geany 2

Geany 2 lançado com melhorias na interface de usuário, e mais
Geany 2 lançado com melhorias na interface de usuário, e mais

Sim. Geany 2.0 foi lançado como uma atualização importante para este IDE (Integrated Development Environment) de código aberto rápido e leve baseado em GTK que suporta muitos tipos de arquivos como C, Java, PHP, HTML, Python, Perl e Pascal, realce de sintaxe , conclusão de código e outros recursos.

Geany 2.0 está em desenvolvimento nos últimos dois anos e introduz suporte experimental para o sistema de compilação Meson, um novo recurso de “histórico de alterações” no editor, suporte para tipos de arquivos AutoIt e GDScript e suporte para cores amigáveis ​​com tema escuro para compilador mensagens.

A nova versão também vem com várias melhorias na interface, como uma nova visualização em árvore por padrão, uma nova opção que permite exibir símbolos em uma árvore de símbolos que não possui grupos de categorias, uma nova opção para mostrar apenas finais de linha se eles forem diferente do padrão do arquivo e uma caixa de diálogo de confirmação em Pesquisar e Substituir para toda a sessão.

A interface do Geany também recebeu uma implementação aprimorada de filtragem de árvore de símbolos, criação simplificada de novos projetos a partir de diretórios existentes com fontes, comprimento do rótulo da guia configurável e comprimento do título da janela, bem como a capacidade dos comandos “Ir para o símbolo” para mostrar a lista de assinaturas.

O suporte ao tipo de arquivo também foi aprimorado no Geany 2.0, que apresenta suporte aprimorado para o formato de arquivo ctags, configurações atualizadas de tipo de arquivo PHP, Nim, Kotlin e Python, estilos de cabeçalho markdown para o cabeçalho completo, a capacidade de sincronizar muitos analisadores do Universal Projeto Ctags, bem como preenchimento automático aprimorado para C/C++ e algumas outras linguagens suportadas.

Fora isso, esta versão divide os “dados da sessão” em session.conf e geany.conf, adiciona novamente a capacidade de rolar pelas guias do documento, corrige a colorização de palavras-chave na alteração do tipo de arquivo, corrige a ordem dos arquivos de inicialização ao colocar guias ao lado de o atual e adiciona suporte para os componentes de edição de código-fonte Scintilla 5.3.7 e Merriam 5.2.7.

Para saber mais sobre essa versão do Geany, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Geany está disponível nos arquivos de pacotes de muitas ditros Linux.

No Ubuntu ou em qualquer outro sistema baseado em Debian, digite o seguinte comando:
sudo apt install geany

Para instalar o Geany no Fedora, digite:
sudo dns install geany

Os usuários do Arch Linux podem instalar o pacote Geany do repositório oficial do Arch:
sudo pacman -S geany

Você também pode usar o centro de software de sua distribuição Linux específica para instalar o Geany.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Geany nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de textos/IDE Geany no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.