GeckoLinux 999.210517 lançado com Btrfs por padrão e muito mais

O projeto GeckoLinux lançou uma atualização do seu SO rolling, o GeckoLinux 999.210517. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.

Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.

O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.

O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).

As versões estáveis ​​do GeckoLinux são baseadas no último openSUSE Leap, enquanto as versões Rolling usam os repositórios contínuos openSUSE Tumbleweed. Agora, a equipe anunciou o GeckoLinux 152 como o mais recente lançamento estável, baseado no openSUSE Leap 15.2.

Agora, os desenvolvedores da distribuição GeckoLinux baseada no openSUSE anunciaram a disponibilidade geral de edições ROLLING atualizadas derivadas dos repositórios openSUSE Tumbleweed, ou GeckoLinux 999.210517.

Novidades do GeckoLinux 999.210517

GeckoLinux 999.210517 lançado com Btrfs por padrão e muito mais
GeckoLinux 999.210517 lançado com Btrfs por padrão e muito mais

GeckoLinux 999.210517.0 apresenta uma série de novos recursos, dos quais, o maior destaque é o fato do Btrfs agora ser usado como o sistema de arquivos padrão.

Sim. Esta versão oferece várias melhorias de qualidade de vida para os usuários do GeckoLinux ROLLING. Por maioria de votos, o sistema de arquivos padrão para as várias opções de instalação guiada do Calamares agora é Btrfs com compactação de dados Zstd transparente.

Obviamente, todos os outros sistemas de arquivos Linux modernos também são suportados por meio da opção de particionamento personalizado.

Embora Btrfs seja agora o sistema de arquivos padrão para novas instalações, sua instalação existente do GeckoLinux ROLLING não será afetada na próxima vez que você atualizar seu sistema.

Apesar disso, se você deseja instalar o GeckoLinux com outro sistema de arquivos, pode selecionar um dos vários sistemas de arquivos suportados por meio da opção de particionamento personalizado.

Além disso, o zRAM swap é habilitado imediatamente, e o daemon EarlyOOM também é habilitado para ajudar a evitar congelamentos irrecuperáveis do sistema em situações de pouca memória (ele irá encerrar os aplicativos que estão usando muita memória).

Para completar, no GeckoLinux 999.210517 o driver gráfico xf86-video-amdgpu agora é usado por padrão para o hardware AMD Ryzen mais recente.

Por fim, os fãs do ambiente de desktop GNOME 40 ficarão satisfeitos em saber que o GeckoLinux 999.210517 ROLLING agora está sendo fornecido com o GNOME 40.1.

As outras edições também foram atualizadas para os ambientes de desktop mais recentes, incluindo LXQt 0.17, Budgie Desktop 10.5.3, KDE Plasma 5.21.5, Xfce 4.16, Cinnamon 4.8.6 e MATE 1.24.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a a nota de lançamento

Baixe e experimente o GeckoLinux 999.210517

A imagem ISO do GeckoLinux 999.210517 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:

Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.