Geekbench ML para Linux foi lançado

Já disponível para Android e iOS há alguns anos, agora o aplicativo Geekbench ML para Linux foi lançado. E tem para Windows e macOS também.

Geekbench ML foi lançado para Android e iOS há alguns anos. Mas com a Intel e a AMD adicionando recursos de processamento neural aos seus chips mais recentes para potencializar fluxos de trabalho acelerados por ML em desktops e laptops, esse aplicativo também está se ramificando.

Recentemente, a Primate Labs, fabricante do software Geekbench extremamente popular, lançou uma nova versão prévia de sua ferramenta de benchmarking de aprendizado de máquina, Geekbench ML.

E agora, esse aplicativo também suporta o Linux. Ou seja, o Geekbench ML para Linux foi lançado.

Geekbench ML para Linux foi lançado

Geekbench ML para Linux foi lançado
Geekbench ML para Linux foi lançado

Sim. O Geekbench ML para Linux foi lançado. Na verdade, o novo Geekbench ML 0.6 é o primeiro a oferecer suporte a Linux, Windows e macOS.

Embora os dois últimos sistemas tenham aplicativos de desktop GUI de aparência elegante, nós, usuários de Linux, precisamos nos contentar com uma ferramenta de linha de comando. Para ser honesto, não é uma grande desvantagem, já que são as estatísticas que importam, não a fachada.

Quer saber como seu sistema Linux atual lidará com cargas de trabalho relacionadas a IA e ML? Bem, agora você pode descobrir.

Geekbench ML em ação, eu acho
A ferramenta agrupa uma série de cargas de trabalho de aprendizado de máquina projetadas para modelar casos de uso de IA do mundo real. Ao examiná-los, você poderá descobrir o quão bem sua CPU, GPU e NPU (se houver) lidam com tarefas de computação “de ponta”.

As cargas de trabalho incluídas incluem estimativa de profundidade (simulando recursos de desfoque de lentes de retrato encontrados em editores de fotos sofisticados), transferência de estilo (copia a aparência de uma imagem para outra) e super-resolução de imagem (que aumenta as imagens em x4).

E como todos os modelos e conjuntos de dados no aplicativo são iguais em todas as plataformas suportadas, a pontuação do Geekbench ML obtida no Linux pode ser comparada de forma confiável com as pontuações alcançadas em outras plataformas e dispositivos.

Baixando e instalando o Geekbench ML

Conforme mencionado, Geekbench ML 0.6 é uma versão prévia. Você deve esperar peculiaridades, inconsistências e bugs ao executá-lo. A Primate Labs planeja lançar uma versão 1.0 estável no próximo ano, e o feedback da versão prévia ajudará a informá-la e melhorá-la.

Você pode baixar o Geekbench ML na App Store para iOS, na Google Play Store para Android e acessar a página de download do site Geekbench para obter compilações para Linux, macOS e Windows.

A versão Linux funciona no Ubuntu 18.04 LTS e superior em sistemas Intel e AMD com 2 GB de RAM ou superior. Se a sua máquina for modesta, não espere resultados convenientes!

Uma vez feito isso, você receberá um link para visualizar seus resultados online. A partir daí, você pode comparar para ver como o seu hardware se compara.

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o benchmarker Geekbench 6 no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.