GitLab escolheu o AlmaLinux como substituto do CentOS

Para construir toda a sua infraestrutura no Google Cloud Platform, o GitLab escolheu o AlmaLinux como substituto do CentOS.

Sim. O GitLab escolheu o AlmaLinux como um sistema operacional substituto para construir toda a sua infraestrutura no Google Cloud Platform e continuar oferecendo seus serviços.

GitLab escolheu o AlmaLinux como substituto do CentOS

GitLab escolheu o AlmaLinux como substituto do CentOS
GitLab escolheu o AlmaLinux como substituto do CentOS

Conforme relatado no blog oficial do projeto, o AlmaLinux ocupará o local que até poucos meses atrás pertencia a edição original do CentOS.

O AlmaLinux é um dos mais recentes derivados do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), surgindo justamente como resultado do fim apressado e muito mal gerenciado do CentOS, cujo suporte para sua versão atual expirou em 31 de dezembro de 2021.

De fato, a Red Hat não poderia lidar pior com o fim do CentOS e o que ela queria evitar, que grandes organizações com recursos para pagar por licenças RHEL recebessem a mesma coisa de graça, deu errado: na ausência de um CentOS, agora existem vários e de todos, o AlmaLinux é o melhor posicionado.

Por outro lado, temos o GitLab, que se tornou a grande porta de saída do GitHub após sua compra pela Microsoft, pelo menos para um bom número de projetos de software livre, que veem uma alternativa nessa plataforma de software forge e DevOps. já são GNOME, KDE, freedesktop.org e um longo etc.

Segundo, DJ Mountney, gerente de engenharia de distribuição do GitLab:

“Com o CentOS chegando ao EOL, precisávamos escolher uma plataforma de compilação para substituir nossas máquinas de compilação Centos8. O Omnibus GitLab é uma maneira de empacotar diferentes serviços e ferramentas necessários para executar o GitLab, para que a maioria dos usuários possa instalá-lo sem uma configuração trabalhosa. Precisávamos de uma solução ‘chata’, e nossos usuários pediram AlmaLinux.”, disse

E Jack Aboutboul, gerente da comunidade AlmaLinux, disse que:

“O AlmaLinux está muito animado por ser o palco do rock star GitLab, um produto que significa muito e tem a confiança de milhões de desenvolvedores em todo o mundo. Foi uma grande validação para nós ver a ampla adoção pelos desenvolvedores, e estamos especialmente orgulhosos do GitLab, pois ele capacita os desenvolvedores a fazer o melhor trabalho todos os dias. Eles são verdadeiros amigos da comunidade de código aberto, e estamos felizes que nossa solução ‘chata’ esteja ajudando a gerar a próxima novidade empolgante.”

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.