GNOME 42.2 lançado com melhorias no suporte a Flatpak e Snap, e mais

E foi lançado o GNOME 42.2 com melhorias no suporte a Flatpak e Snap, correções, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, Jordan Petridis anunciou hoje o lançamento do GNOME 42.2 como o segundo lançamento pontual da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 42.

Novidades do GNOME 42.2

GNOME 42.2 lançado com melhorias no suporte a Flatpak e Snap, e mais
GNOME 42.2 lançado com melhorias no suporte a Flatpak e Snap, e mais

Chegando um pouco mais de um mês após o GNOME 42.1, o lançamento pontual do GNOME 42.2 está aqui com mais correções de bugs e outras alterações para tornar sua experiência de desktop GNOME mais estável, segura, confiável e, finalmente, agradável.

Este segundo lançamento pontual da série de ambientes de desktop GNOME 42 corrige o rastreamento de foco na Lupa no Wayland, corrige os gestos do teclado na tela, soluciona um problema com os menus da barra superior na tela de bloqueio e alinha os tempos preenchidos com espaço nos relógios mundiais no GNOME Casca.

O GNOME Software 42.2 recebeu várias correções para lidar melhor com vários formatos de pacote. Por exemplo, melhora a apresentação da interface do usuário de aplicativos Flatpak que possuem permissões complexas e corrige a instalação de pacotes .deb por meio do PackageKit.

Além disso, ele aborda algumas pequenas falhas de interface do usuário na guia Atualizações, corrige o botão “Remover” para suas próprias análises de aplicativos, corrige a instalação de langpacks para determinados locais e corrige algumas pequenas falhas de interface do usuário ao usar um tema escuro.

O GNOME Control Center 42.2 também é grande, com atualizações no painel Aplicativos para corrigir o suporte de permissões para aplicativos Snap e uma falha que ocorreu ao alternar entre dois aplicativos, o painel Plano de fundo para garantir o mesmo tamanho de visualizações claras e escuras, bem como o painel Compartilhamento para desabilitar a chave RDP gsettings ao desativar o Protocolo de Área de Trabalho Remota e corrigir o botão “Fechar” na caixa de diálogo Verificar Criptografia.

Além disso, o painel Rede também foi atualizado para que não congele mais ao fechar as propriedades da conexão com fio com a tecla Esc, o painel Som agora atualiza corretamente o tema para que outros aplicativos respondam à alteração e o painel Teclado não trava mais ao redefinir todos os atalhos de teclado.

A janela Mutter e o gerenciador de composição receberam correções para a opção –replace, o recurso Night Light quando a propriedade GAMMA_LUT não foi usada, um problema com janelas roubando o foco quando o shell do GNOME tem uma captura, varredura direta para janelas transparentes e a inicialização do modo de privacidade em monitores que o suportam. Além disso, o Mutter 42.2 melhora a escolha de uma janela para varredura direta.

Também atualizado na versão pontual do GNOME 42.2 está o aplicativo GNOME Calendar, que agora tem a funcionalidade de desfazer/refazer, o gerenciador de arquivos Nautilus, que não trava mais ao abrir uma nova janela na barra de caminho e verifica corretamente os sistemas de arquivos remotos, a tela Orca aplicativo de leitura, que agora funciona muito melhor com o Google Docs e não falha mais ao clicar em uma linha, bem como as extensões Native Window Placement e Window List para ajustá-las às alterações do GNOME Shell 42.

Claro, muitos outros componentes principais receberam correções de bugs e outras mudanças, então confira o changelog completo para mais detalhes.

Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição GNU/Linux baseada em GNOME favorita para os pacotes com versão 42.2 e atualize suas instalações o mais rápido possível para uma melhor experiência de desktop GNOME.

Também hoje, Matthias Clasen, do Projeto GNOME, anunciou o lançamento do GNOME 41.7 como a sétima atualização de manutenção para o ambiente de desktop GNOME 41, que ainda é suportado até setembro de 2022 e usado por várias distribuições GNU/Linux por padrão, como Ubuntu 21.10 (Impish Indri ).

O GNOME 41.7 é uma pequena versão de correção de bugs que aborda apenas alguns problemas importantes, portanto, confira o registro de alterações para obter mais detalhes.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 42.2 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 42 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 42, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 42.x a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.