GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed

Para alegria de seus usuários, o aguardado ambiente GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed através do snapshot 20220323.

O GNOME 42 é a versão de desktop popular mais recente, mas ainda não está disponível na maioria das distribuições Linux.

Felizmente, quem estiver interessado ​​em experimentar o GNOME 42 podem fazê-lo com o openSUSE Tumbleweed, uma versão de lançamento contínuo que incorpora as atualizações de software mais recentes.

GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed

GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed
GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed

Sim. O GNOME 42 já chegou ao openSUSE Tumbleweed. A edição de lançamento contínuo do openSUSE, Tumbleweed, agora oferece a versão mais recente do desktop GNOME. Os instantâneos 20220323 incluíram esta versão altamente antecipada dos contribuidores do GNOME.

Suponha que você não esteja familiarizado com o conceito de instantâneos no Tumbleweed.

Nesse caso, eles são uma camada de software de gerenciamento de repositório e um histórico de instantâneos de lançamento oficial que fica logicamente acima do repositório de lançamento oficial Tumbleweed padrão.

Os instantâneos do Tumbleweed permitem que você use qualquer instantâneo oficial recente como base para sua instalação do Tumbleweed. Isso ajuda a evitar a vantagem oficial, optando por lançamentos menos arriscados.

O GNOME 42 também será o padrão no Fedora 36 e no Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish”, no entanto, esses lançamentos ainda estão em beta.

Mas qual é o hype? O GNOME 42 tem uma ferramenta de captura de tela revisada, novo aplicativo Editor de texto, novo aplicativo GNOME Console e uma nova configuração de estilo de interface de usuário escura em todo o sistema.

Além disso, os programas principais do GNOME 42 foram convertidos para GTK4 e agora oferecem recursos de próxima geração.

Para completar, os vídeos agora usam os widgets OpenGL mais recentes com decodificação acelerada por hardware, e o manuseio de entrada foi consideravelmente aprimorado, resultando em menor latência de entrada e maior capacidade de resposta.

Outros recursos encontrados no openSUSE Tumbleweed incluem o kernel Linux5.16 mais recente, o VLC 3.0.17 e o NetworkManager 1.36 mais recente, que agora carrega todos os plug-ins conhecidos encontrados no diretório de plug-ins.

Além dos mencionados acima, não podemos deixar de dizer que no último snapshot do Tumbleweed, o Flatpak 1.12.7 foi atualizado com um recurso que permite que aplicativos criados com Flatpak 1.13.x exportem metadados do AppStream em compartilhamento/metainfo.

Para mais detalhes, leia o anúncio oficial do openSUSE e baixe uma cópia do openSUSE Tumbleweed.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.