GNOME 43 terá suporte a Web Apps no Gnome Software

Faltando poucos meses para o seu lançamento, o GNOME 43 terá suporte a Web Apps no Gnome Software, e algumas outras novidades. Confira!

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

E o trabalho na próxima grande versão do popular ambiente de desktop GNOME, GNOME 43, está em andamento e estamos nos aproximando da primeira versão de desenvolvimento alfa com muitos recursos novos, como suporte para aplicativos da Web em Software, um novo painel de informações de segurança de dispositivos em Configurações e suporte para WebExtensions em Web.

GNOME 43 terá suporte a Web Apps no Gnome Software

GNOME 43 terá suporte a Web Apps no Gnome Software
GNOME 43 terá suporte a Web Apps no Gnome Software

Como em todos os novos lançamentos, o GNOME 43 trará mais novos recursos para os fãs do ambiente de desktop escrito em GTK.

A equipe de desenvolvimento está trabalhando duro nos dias de hoje para liberar a versão alfa para testes públicos antes da conferência GUADEC 2022, que acontecerá entre 20 e 25 de julho em Guadalajara, México, como o primeiro evento GNOME presencial nos últimos dois anos.

Ainda estamos a dois meses e meio do lançamento final do GNOME 43, mas eu queria compartilhar alguns novos recursos interessantes que você aproveitará neste outono, bem como algumas das melhorias implementadas até agora.

Em primeiro lugar, o GNOME Software 43 está recebendo suporte para Web Apps, com foco em PWAs (Progressive Web Apps). Com isso, os desenvolvedores do GNOME querem que você aproveite ainda mais aplicativos em sua distribuição Linux.

Além de oferecer suporte a aplicativos da Web, o GNOME Software 43 também traz suporte aprimorado para aplicativos Flatpak, já que o gerenciador gráfico de pacotes e a loja de aplicativos agora são capazes de exibir as permissões do sistema de arquivos solicitadas pelos aplicativos Flatpak.

Além disso, o GNOME Software 43 apresenta novos gestos de toque para deslizar de volta no shell, uma nova seção “Outros aplicativos por autor” na página de detalhes do aplicativo, uma nova seção “disponível para distribuição” na página de visão geral, armazenamento em cache aprimorado de metadados baixados e notificações e navegação do mouse nas capturas de tela do aplicativo.

Em segundo lugar, o GNOME Settings (também conhecido como GNOME Control Center) 43 está recebendo uma nova seção Device Security nas configurações de privacidade que exibirá o status de segurança do seu hardware gerado pelo projeto Fwupd e alterações de configuração de hardware, como nível de segurança HSI e Secure Status de inicialização.

Os usuários poderão escolher entre três níveis de segurança pré-configurados para seu hardware, como proteção mínima, básica ou estendida.

Por fim, parece que o GNOME 43 trará suporte inicial para WebExtensions para o navegador GNOME Web (Epiphany), finalmente permitindo que você estenda os recursos do navegador padrão do GNOME com complementos de terceiros de outros navegadores populares, como Mozilla Firefox ou Google Chrome. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

É claro que haverá novos recursos ainda mais interessantes para aproveitar este outono no ambiente de desktop GNOME 43, então fique de olho neste lugar porque vou mantê-lo atualizado assim que mais informações forem reveladas até o lançamento final em setembro 21, 2022.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.