GNOME 46 já chegou no openSUSE Tumbleweed e Aeon

Apenas seis dias após sua estreia oficial e apenas um dia após o Arch Linux recebê-lo, o GNOME 46 já chegou no openSUSE Tumbleweed e Aeon.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

Agora, o GNOME 46 está disponível nos repositórios estáveis do Tumbleweed apenas seis dias após seu lançamento. A edição Aeon também o adota.

GNOME 46 já chegou no openSUSE Tumbleweed e Aeon

GNOME 46 já chegou no openSUSE Tumbleweed e Aeon
GNOME 46 já chegou no openSUSE Tumbleweed e Aeon

Sim. Apenas seis dias após sua estreia oficial e apenas um dia após o Arch Linux introduzi-lo em seus repositórios oficiais, o openSUSE Tumbleweed encantou sua base de usuários ao adotar o novo ambiente de desktop GNOME 46.

Este movimento apenas solidifica sua posição como pioneiros no ecossistema Linux, especialmente entre distribuições que apostam no modelo de lançamento contínuo.

Além do Tumbleweed, no entanto, o GNOME 46 também está disponível para usuários da edição Aeon, ainda em desenvolvimento, anteriormente conhecida como MicroOS Desktop – um sabor imutável do openSUSE que fornece apenas um sistema básico mínimo com um GNOME onde todos os aplicativos estão disponíveis como Flatpak pacotes.

Existem vários novos recursos para explorar e, embora você possa encontrar uma visão detalhada em nosso artigo abrangente sobre o assunto, aqui está um rápido resumo dos principais destaques do GNOME 46:

  • Uma grande melhoria na funcionalidade de pesquisa de arquivos no aplicativo Arquivos, introduzindo uma nova pesquisa global.
  • O rastreamento de quaisquer operações de arquivo agora foi realocado para o canto inferior esquerdo da interface de Arquivos.
  • Os usuários agora podem selecionar seu formato preferido para exibir a data e hora nos arquivos na visualização de lista ou grade, com “ Simples ” ou “ Detalhado ” disponível.
  • Alternância extremamente rápida entre visualizações de lista e miniaturas.
  • Sistema de notificação aprimorado – as notificações agora apresentam funcionalidade recolhível e expansível.
  • “ Configurações ” redesenhadas – um novo menu “ Sistema ” e configurações aprimoradas de “ Mouse e Touchpad ”.
  • As contas online do GNOME agora possuem suporte integrado para Microsoft OneDrive.
  • VRR (Variable Refresh Rates) está incluído como um recurso experimental, mas está desabilitado por padrão.
  • Eficiência aprimorada do sistema com menor uso de memória de pesquisa, melhor gravação de tela, gerenciamento mais inteligente de recursos do visualizador de imagens e aplicativos de terminal GNOME mais rápidos.

openSUSE Tumbleweed com ambiente de área de trabalho GNOME 46
É importante notar que com o lançamento da nova versão, você poderá descobrir que várias de suas extensões atuais do GNOME são incompatíveis.

Isso, no entanto, não deve surpreender os usuários do GNOME, que provavelmente estão familiarizados com esse inconveniente que surge a cada seis meses após o lançamento de uma nova versão do ambiente de desktop.

Por outro lado, se você está entre os poucos que consideram a experiência básica do GNOME perfeitamente suficiente, você pode atualizar com segurança para a nova versão sem qualquer preocupação e aproveitar a experiência aprimorada de desktop que o GNOME 46 oferece.

Os comandos são bem conhecidos:
sudo zypper ref
sudo zypper dup

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.