GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM

Um dos destaques atuais da próxima versão desse desktop, o GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM (GNOME Display Manager).

Sim. O Projeto GNOME está trabalhando duro atualmente na próxima série de ambientes de desktop GNOME 46, que verá a luz do dia no final de março de 2024, prometendo novos recursos interessantes, como logins remotos via GDM.

GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM

GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM
GNOME 46 terá logins remotos headless via GDM

A versão alfa do ambiente de desktop GNOME 46 deve ser lançada para testes públicos a qualquer momento para os primeiros usuários e entusiastas que desejam experimentar os recursos recém-implementados, um deles inicia o suporte para logins remotos sem cabeça via GDM (GNOME Display Manager).

Este é um dos recursos mais solicitados para o GNOME e é alcançado através do componente gnome-remote-desktop, que fornece um servidor de desktop remoto para o desktop GNOME para permitir que você se conecte remotamente à sua máquina usando PipeWire.

A versão alfa do gnome-remote-desktop agora está disponível para testes públicos como parte do próximo marco alfa do GNOME 46, baseado no FreeRDP 3.1 e implementando logins remotos sem cabeça via GDM (somente RDP).

Em outras palavras, isso permite um login remoto gráfico na sua máquina GNOME quando ninguém está logado.

A nova versão do gnome-remote-desktop 46 também introduzirá um serviço systemd para configurações headless de usuário único, localização automática de porta substituta, suporte para o codec Opus, um back-end RDP (Remote Desktop Protocol) aprimorado, manuseio aprimorado do cursor e adição de fdk-aac como uma dependência não opcional.

Aqueles de vocês que têm acesso a uma instância git do GNOME ou gostam de compilar software a partir de fontes podem baixar a versão alfa do gnome-remote-desktop 46 agora mesmo nesse endereço.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que pode não funcionar conforme o esperado devido a possíveis bugs.

Faltam apenas dois meses e meio para o lançamento do desktop GNOME 46, então é melhor esperar pelo lançamento final se você depende desse recurso para sua máquina GNU/Linux. Como esperado, o GNOME 46 apresentará vários outros novos recursos que serão revelados com o tempo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.