GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake

Os projetos GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake em doações para ajudar em suas atividades. Confira os detalhes dessa importante colaboração.


Depois de receber uma doação anônima de U$$ 1 milhão no início deste ano, a GNOME Foundation anunciou que recebeu uma generosa doação da Handshake, uma autoridade de certificação descentralizada lançada recentemente e também um serviço de DNS raiz peer-to-peer experimental.

GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake
GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake

GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake

Sim, os projetos GNOME e GIMP receberam U$$ 400.000 da Certificadora Handshake. A organização Handshake aparentemente publicou no handshake.org, e eles já doaram U$$ 10,2 milhões que eles coletaram de vários patrocinadores de projetos para vários projetos de software livre e de código aberto, incluindo a GNOME Foundation, que recebeu US $ 300.000, e o projeto GIMP, que recebeu U$$ 100.000.

A GNOME Foundation é a organização sem fins lucrativos por trás do popular ambiente de desktop GNOME usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão, incluindo o Ubuntu, ou disponível em seus repositórios de software.

Por outro lado, o Projeto GIMP é o criador do famoso software de edição e visualização de imagens de código aberto GIMP (GNU Image Manipulation Program) para plataformas Linux, macOS e Windows.

Sobre a doação, Neil McGovern, diretor executivo da GNOME Foundation, disse o seguinte:

“Sou muito grato à Handshake por este compromisso. Garantir que o software livre possa ser sustentado é um desafio fundamental, e essa doação ajuda a financiar mais desenvolvimento. Além disso, o GNOME se preocupa profundamente com a privacidade e a capacidade de todos se comunicarem com segurança e espera para continuar o desenvolvimento do projeto Handshake.”

A equipe Handshake afirmou que a doação de U$$ 400 mil é sua maneira de agradecer a comunidade de Código Aberto e Software Livre por suas contribuições ao mundo, já que sem esse projeto de código aberto, a Handshake não seria possível.

Além disso, a empresa disse que o compromisso garante que seus ganhos econômicos sejam diretamente benéficos para a comunidade.

Entre outros projetos de código aberto que receberam doações do Handshake, podemos citar a Apache Software Foundation, Wikimedia Foundation (Wikipedia), Free Software Foundation (FSF), FreeBSD, Creative Commons, Electronic Frontier Foundation (EFF), Let’s Encrypt, Projeto GNU, ISC (BIND), IC3 e OpenBSD Foundation.

Doações adicionais foram feitas para projetos como o Internet Archive, FFMpeg, Babel, Caligra, Fight for the Future, LibreSSL, OpenSSL, NetBSD, LibreJS, Noisebridge, Give Directly, Open Source Initiative, Python Foundation, Ruby Together, Nodejs Foundation, Reproducible Builds, SFC / Outreachy, Scuttlebutt, systemd e TOR Project.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.