GNU Binutils 2.40 terá suporte Zstd, Zen 4 e novas instruções Intel

O GNU Binutils 2.40 foi ramificação e terá suporte Zstd, Zen 4 e novas instruções Intel. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

GNU Binary Utilities, ou binutils, é coleção de utilitários de software livre muito comuns em sistemas Linux e outras plataformas.

São um conjunto de ferramentas de programação para criar e gerenciar programas binários, arquivos de objetos, bibliotecas, dados de perfil e código-fonte de montagem.

GNU Binutils fornece o GNU Linker e Assembler juntamente com vários outros utilitários como strip, readelf, objdump, strip e outros utilitários comuns para a cadeia de ferramentas GNU.

Os GNU Binutils são normalmente usados ​​em conjunto com compiladores como o GNU Compiler Collection (gcc), ferramentas de construção como make e o GNU Debugger (gdb).

Através do uso da biblioteca Binary File Descriptor (libbfd), a maioria das ferramentas suporta os vários formatos de arquivos de objetos suportados pela libbfd.

Agora, após o lançamento do GNU Glibc 2.36 no início desta semana, o GNU Binutils 2.40 foi lançado para este conjunto comum de utilitários binários em sistemas de código aberto.

GNU Binutils 2.40 terá suporte Zstd, Zen 4 e novas instruções Intel

GNU Binutils 2.40 terá suporte Zstd, Zen 4 e novas instruções Intel
GNU Binutils 2.40 terá suporte Zstd, Zen 4 e novas instruções Intel

Com o início do novo ano também veio a ramificação do GNU Binutils 2.40 antes de seu lançamento estável esperado no início de fevereiro.

Quatro meses depois do lançamento da versão anterior, o GNU Binutils 2.40 agora foi ramificado como binutils-2_40-branch para separar o desenvolvimento agora do Git master enquanto trabalha para o lançamento oficial v2.40 nas próximas semanas.

Como de costume, os novos lançamentos do GNU Binutils tendem a sair como um relógio no início de fevereiro e agosto para seus ciclos de seis meses.

Entre as mudanças que os desenvolvedores podem encontrar com o GNU Binutils 2.40 estão:

  • O utilitário objdump adiciona uma opção “--show-all-symbols” para exibir todos os símbolos que correspondem a um determinado endereço ao desmontar, em vez de apenas imprimir apenas a primeira correspondência.
  • Agora existe uma opção “--enable-colored-disassembly” ao configurar a compilação do Binutils para habilitar opcionalmente o suporte de saída colorida ao executar no terminal. A saída colorida é desativada por padrão.
  • O –decomporess-debug-sections do Objcopy agora suporta lidar com seções de depuração compactadas Zstd. Da mesma forma, “--compress-debug-sections=zstd” agora tem suporte para usar Zstd para compactar seções de depuração. Além disso, addr2line e objdump “--dward” agora também suportam seções de depuração compactadas Zstd.
  • Os comandos readelf e objdump agora têm uma opção “--sframe” para despejar seções SFrame.
  • GNU Gold agora suporta seções de depuração compactadas com Zstd.
  • O vinculador também adiciona opções -w/--no-warnings para suprimir a geração de quaisquer avisos ou mensagens de erro se houver a necessidade de criar um binário conhecido e não funcional.
  • Suporte AMD Zen 4 “znver4”.

O GNU Assembler (Gas) com Binutils 2.40 adiciona:

  • Suporte para muitas novas instruções Intel x86_64, incluindo RAO-INT, AVX-NE-CONVERT, MSRLIST, WRMSRNS, CMPccXADD. AVX-VNNI-INT8, AVX-IFMA, PREFETCHI e AMX-FP16.
  • Semelhante às outras alterações do Binutils para oferecer suporte à compactação Zstd, o Gas agora oferece suporte às seções de depuração compactadas Zstd.
  • Suporte para várias extensões T-Head encontradas no Allwinner D1 RISC-V SoC.
  • Suporte para a extensão RISC-V Zawrs, que é a extensão “Wait-on-Reservation-Set” usada em loops de polling que permite que um núcleo entre em um estado de baixo consumo de energia e aguarde um armazenamento em um local de memória.
  • Suporte para o braço Cortex-X1C.
  • A nova opção Gas “--gsframe” pode ser usada para gerar informações de desenrolamento SFrame em x86_64 e AArch64.

Para saber mais sobre essa versão do GNU Binutils, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

O GNU Binutils está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux e podem ser instaladas usando apenas o gerenciador de pacotes desstas.

Por exemplo, no Debian, Ubuntu e derivados, basta usar o seguinte comando:
sudo apt instal binutils

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.