GNU Octave 8.1 lançado com muitas mudanças e melhorias gerais

E foi lançado o GNU Octave 8.1 com muitas mudanças e melhorias gerais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GNU Octave é uma linguagem interpretada de alto nível, destinada principalmente a cálculos numérico, que fornece recursos para a solução numérica de problemas lineares e não lineares e para a realização de outros experimentos numéricos.

Octave também fornece recursos gráficos abrangentes para visualização e manipulação de dados. O Octave é normalmente usado por meio de sua interface de linha de comando interativa, mas também pode ser usado para escrever programas não interativos.

A linguagem Octave é bastante semelhante ao Matlab, de modo que a maioria dos programas é facilmente portável.

O intérprete Octave pode ser executado no modo GUI, como um console ou invocado como parte de um script de shell. Resolva sistemas de equações com operações de álgebra linear em vetores e matrizes.

Agora, foi anunciado o lançamento do GNU Octave 8.1.

Novidades do GNU Octave 8.1

GNU Octave 8.1 lançado com muitas mudanças e melhorias gerais
GNU Octave 8.1 lançado com muitas mudanças e melhorias gerais

Octave 8.1.0 vem com muitas mudanças e melhorias gerais, das quais as mudanças mais importantes na nova versão incluem a capacidade de usar um tema escuro na interface gráfica, bem como na barra de ferramentas. -contraste ícones.

Além disso, as bibliotecas Octave agora são construídas usando a visibilidade do símbolo por padrão. Isso significa que menos símbolos são exportados dessas bibliotecas.

Ele pode ser configurado com --disable-lib-visibility-flags para exportar todos os símbolos (como nas versões anteriores).

Outra mudança que se destaca na nova versão é que foi adicionado um novo widget com um terminal (desativado por padrão, a ativação requer inicialização com o parâmetro “--experimental-terminal-widget“).

Além disso, observa-se também que o desempenho da função filter foi melhorado cinco vezes, o que também resultou em melhorias de desempenho para as funções deconv, fftfilt e arma_rnd.

Observe também que é fornecido suporte para a biblioteca de expressões regulares PCRE2, que é habilitada por padrão e que grande parte das alterações destinadas a melhorar a compatibilidade com o Matlab foram feitas, os recursos de muitas funções existentes foram estendidos.

Adicionadas novas fontes para o Document Viewer e também adicionadas novas funções clearAllMemoizedCaches, matlab.lang.MemoizedFunction, memoize, normalize, pagectranspose, pagetranspose, uifigure

Por fim, vale ressaltar que também é mencionado um aviso prévio de futuras mudanças importantes:

“Devido a muitos pedidos de usuários de que o Octave deveria ter uma classe de string compatível com Matlab, o trabalho está em andamento para implementar uma classe de string que será diferente de um vetor de caracteres.”

“No Octave, as matrizes de caracteres com aspas simples são atualmente suportadas pelo Matlab, mas as formas com aspas duplas não. Atualmente no Octave, tanto “foo” quanto “foo” são amplamente intercambiáveis, exceto para certas interpretações de sequências de escape, como “\n” (convertido em um único caractere de nova linha) em vez de “\n” (dois caracteres). separados) . As matrizes de caracteres com aspas simples e aspas duplas do Matlab não processam sequências de escape de barra invertida, ao contrário de muitas outras linguagens, e essas sequências de escape são processadas por funções individuais, como fprintf.”

“É provável que o comportamento do Octave mude no futuro como consequência da implementação da sintaxe de string no estilo Matlab. Por exemplo, ‘foo’ permanecerá um vetor de caractere de três elementos, mas ‘foo’ se tornará um objeto string de elemento único. A implementação exata é um trabalho em andamento e pode ou não incluir métodos para preservar a compatibilidade com versões anteriores.”

Para saber mais sobre essa versão do GNU Octave, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GNU Octave

O software oferece o pacote oficial Snap que roda em sandbox. O usuário pode simplesmente procurar e instalá-lo a partir do Ubuntu Software. Ele também está disponível para instalação como pacote Flatpak.

Então, para instalar a versão mais recente do GNU Octave nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente de programação GNU Octave no Linux

Para aqueles que preferem o formato de pacote clássico .deb, aqui está um PPA não oficial que contém o pacote para Ubuntu e derivados.

Para instalar usando esse repositório, abra um terminal e execute os comandos abaixo;
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/octave
sudo apt update
sudo apt install octave

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.