Go 1.20 lançado com suporte PGO de visualização, e mais

E foi lançada a linguagem Go 1.20 lançado com suporte PGO de visualização, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Go (ou golang) é uma linguagem de programação inicialmente desenvolvido pelo Google. Ela é uma linguagem estaticamente tipada com sintaxe vagamente derivada de C.

GO é uma linguagem de programação que está se tornando cada vez mais popular entre os desenvolvedores e os administradores de sistemas. Ela é inspirada em C++ e possui binários para Windows, Linux e Mac OS, além de ser open source, sendo coberta pela licença BSD.

Agora, Go 1.20 foi lançado como uma atualização bastante significativa para esta popular e moderna linguagem de programação.

Novidades da linguagem Go 1.20

Go 1.20 lançado com suporte PGO de visualização, e mais
Go 1.20 lançado com suporte PGO de visualização, e mais

Sim. O Google lançou uma nova versão da sua linguagem de programação, Go 1.20, traz uma série de adições notáveis, além de eliminar o suporte para versões mais antigas do Microsoft Windows e Apple macOS.

Dois recursos sozinhos me deixaram empolgado com o Go 1.20: trabalho inicial em sinalizadores de compilação de recursos de arquitetura de CPU, como para manipulação de nível de recurso de microarquitetura x86_64 e suporte inicial para builds de otimizações guiadas por perfil (PGO).

Além de algumas mudanças sutis e adições à linguagem de programação Go, algumas das outras plataformas e ferramentas que funcionam com o Go 1.20 incluem:

  • Go 1.20 é a última versão compatível com Microsoft Windows 7/8/Server 200 8/Server 2012. Com Go 1.21, Windows 10 ou Windows Server 2016 é a nova linha de base mínima.
  • O Go 1.20 também está eliminando o suporte para as séries macOS 10.13 e 10.14.
  • Suporte experimental para FreeBSD em RISC-V é introduzido.
  • O diretório $GOROOT/pkg não armazena mais arquivos de pacotes pré-compilados para o arquivo padrão para reduzir o tamanho da distribuição Go.
  • O comando go agora define sinalizadores de compilação de recursos de arquitetura, como amd64.V2, para permitir a seleção de um arquivo de implementação de pacote com base na presença ou ausência de recursos de arquitetura de CPU específicos. Esta é uma ótima notícia para o trabalho em nível de recurso de microarquitetura x86_64.
  • O go build e go install e outros comandos relacionados à compilação agora suportam um sinalizador “-cover” para habilitar uma compilação com instrumentação de cobertura de código.
  • Redução da sobrecarga de memória e melhorias no desempenho da CPU em até 2%, graças ao trabalho no coletor de lixo.
  • Suporte de visualização para otimizações guiadas por perfil (PGO).
  • No Linux, o vinculador agora seleciona o interpretador dinâmico para glibc ou musl no momento do link.
  • Um novo pacote crypto/ecdh para fornecer suporte explícito para trocas de chaves Elliptic Curve Diffie-Hellman sobre curvas NIST e Curve25519.

Para saber mais sobre essa versão da linguagem Go, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar da linguagem Go

Para instalar a versão mais recente da linguagem Go nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a linguagem GO no Linux manualmente
Como instalar a poderosa linguagem Go no Linux via Snap
Como instalar facilmente o compilador e vários outros itens relacionados a linguagem Go

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.