Godot 4.2 lançado com novos recursos, melhorias e correções

E foi lançado o Godot 4.2 com novos recursos, melhorias e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.

Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.

O código do mecanismo do jogo, o ambiente de desenvolvimento do jogo e as ferramentas de desenvolvimento relacionadas (mecanismo físico, servidor de som, back-ends de renderização 2D/3D, etc.) são distribuídos sob a licença do MIT.

Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.

Ele oferece suporte a uma estrutura de lógica de jogo fácil de aprender, um ambiente gráfico de design de jogo, um sistema de implementação de jogo com um clique, recursos avançados de simulação de física e animação, um depurador integrado e um desempenho sistema de detecção de gargalos.

Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do motor de jogo Godot 4.2.

Lançamento do Godot 4.2

Godot 4.2 lançado com novos recursos, melhorias e correções
Godot 4.2 lançado com novos recursos, melhorias e correções

Sim. A Fundação Godot anunciou recentemente o lançamento da nova versão do motor de jogo Godot 4.2, que apresenta após cinco meses de desenvolvimento. Godot 4.2 é a terceira e última versão lançada este ano que pertence ao ramo 4.x.

Esta nova versão do Godot 4.2 representa o trabalho de 359 colaboradores que enviaram mais de 1.800 melhorias, bem como correções de bugs necessárias e novos recursos interessantes, tornando o Godot 4.2 uma ferramenta ainda melhor e mais refinada.

Entre as melhorias que se destacam nesta nova versão do Godot 4.2, está a refatoração do código para trabalhar com blocos e mapas de blocos, uma vez que foram aprimoradas as operações de agrupamento e classificação de blocos ao longo do eixo Y, o que levou a um notável redução no tempo necessário para atualização de peças, além de melhorar a facilidade de criação e utilização de mapas de peças, introduzindo uma ferramenta que permite virar e girar peças na hora de colocá-las e aprimorar ferramentas de edição de polígonos e cenas de mosaico.

No GDScript (o editor de scripts), agora é possível criar regiões de código nomeadas para recolher blocos durante a edição, simplificando assim a navegação.

Por outro lado, o depurador de scripts agora possui suporte completo para código multithread, pilha de execução e pontos de interrupção.

Em scripts GDScript, o suporte para código digitado estaticamente foi expandido, o suporte para literais de string r foi adicionado e os recursos do operador de correspondência foram expandidos.

Na viewport 3D, o suporte para controlar transformações no estilo Blender usando o mouse e teclas de atalho foi aprimorado. Informações visuais aprimoradas agora são exibidas apenas para objetos selecionados na viewport 3D.

Indicadores adicionais foram adicionados para itens como decalques e volume de neblina. Além disso, o trabalho com widgets foi aprimorado, permitindo agora que cada lado das formas volumétricas seja expandido de forma independente na janela de visualização.

Das outras mudanças que se destacam no Godot 4.2, temos os seguintes itens:

  • Na Biblioteca de Ativos, a exibição dos resultados da pesquisa foi aprimorada e a capacidade de selecionar um diretório diferente para instalar um plugin ou recurso foi adicionada.
  • No gerenciador de projetos, a localização dos principais controles foi redesenhada e a interface de importação de projetos foi modernizada.
  • Adicionada a capacidade de alterar o tipo de importação de ativos dinamicamente com atualização automática de cenas e ativos que não requer a reinicialização do editor.
  • As opções de importação disponíveis foram ampliadas e foi fornecida a capacidade de alterar as propriedades físicas dos objetos importados, bem como os parâmetros de sombra e visibilidade.
  • Adicionada a capacidade de visualizar animações na caixa de diálogo de importação.
  • Adicionado suporte para importação de imagens no formato KTX.
  • O sistema de simulação de partículas foi redesenhado para facilitar a manutenção e melhorar o controle do movimento das partículas.
  • Otimizações foram feitas para melhorar o desempenho de renderização.
  • Para agilizar o trabalho em dispositivos móveis, as barreiras raster são divididas em componentes de vértice e fragmento.
  • Armazenamento otimizado de malhas poligonais na memória.
  • Adicionado suporte para compactação de malhas poligonais para reduzir a largura de banda de transmissão.
  • Adicionado suporte para usar caixas de diálogo nativas de seleção de arquivos do Linux, macOS e Windows, bem como a capacidade de copiar e colar imagens através da área de transferência.
  • A arquitetura Godot para Android foi redesenhada, reduzindo o tempo de inicialização de aplicativos e jogos e implementando a capacidade de trabalhar com múltiplas janelas.
  • As compilações ARM de 32 e 64 bits para Linux agora são oficiais.

Para saber mais sobre essa versão do Godot, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Godot está disponível para Windows, Mac OS e Linux e você pode baxá-lo nesta página. Você também pode encontrá-lo no Steam e itch.io.

Para instalar a versão mais recente do Godot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o game engine Godot no Linux via AppImage
Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.