Google ampliou suas políticas de remoção de conteúdo doxxing

O Google ampliou suas políticas de remoção de conteúdo doxxing, para ajudar as vítimas e combater esse tipo de atividade.

O Google expandiu suas políticas para permitir que as vítimas de doxxing removam mais de suas informações de identificação pessoal (PII) dos resultados dos mecanismos de pesquisa a partir do início desta semana.

Google ampliou suas políticas de remoção de conteúdo doxxing

Google ampliou suas políticas de remoção de conteúdo doxxing
Google ampliou suas políticas de remoção de conteúdo doxxing

A remoção de conteúdo doxxing (informações de contato compartilhadas on-line com intenção maliciosa) visa proteger a privacidade das vítimas e riscos substanciais de roubo de identidade, fraude financeira e, em alguns casos, o potencial de danos físicos.

Embora as pessoas já tivessem a opção de solicitar a remoção de dados pessoais que poderiam ser usados ​​em fraudes financeiras, como informações de cartão de crédito e conta bancária, antes dessa atualização, o Google agora também permite demandas para excluir informações de contato.

“Nesta nova expansão da política, as pessoas agora podem solicitar a remoção de tipos adicionais de informações quando as encontrarem nos resultados da Pesquisa, incluindo informações de contato pessoal, como número de telefone, endereço de e-mail ou endereço físico.”, disse Michelle Chang, líder de política global do Google para pesquisa.

“A política também permite a remoção de informações adicionais que podem representar um risco de roubo de identidade, como credenciais de login confidenciais, quando aparecem nos resultados da Pesquisa.”

Ao todo, a empresa diz que permitirá a remoção dos seguintes tipos de informações:

  • Números confidenciais de identificação do governo (ID)
  • Números de contas bancárias
  • Números de cartão de crédito
  • Imagens de assinaturas manuscritas
  • Imagens de documentos de identificação
  • Registros altamente pessoais, restritos e oficiais, como registros médicos
  • Informações de contato pessoal (endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail)
  • Credenciais de login confidenciais

No entanto, para que isso aconteça, o Google acrescenta que exige que os URLs enviados por meio de solicitações de remoção de conteúdo contenham suas informações de contato.

Além disso, o Google só considerará as solicitações se encontrar a presença de “ameaças explícitas ou implícitas, ou apelos à ação explícitos ou implícitos para que outros prejudiquem ou assediem”.

As vítimas de doxxing ou seus representantes autorizados podem enviar solicitações para remover informações pessoais dos resultados de pesquisa do Google por meio deste link.

Assim que passar, você receberá uma confirmação automatizada e uma notificação de qualquer ação tomada ou uma solicitação de mais informações se não houver informações suficientes para avaliar a solicitação de remoção.

Você pode encontrar mais informações sobre o processo, incluindo os fatores considerados na avaliação de cada solicitação e quais URLs você precisa enviar para análise, nesta página de ajuda.

“A disponibilidade de informações de contato pessoal online pode ser chocante – e pode ser usada de maneira prejudicial, inclusive para contato direto indesejado ou até mesmo danos físicos.”, acrescentou Chang.

“E as pessoas nos deram feedback de que gostariam de remover esse tipo de informação da Pesquisa em alguns casos.”

Em outubro, o Google também lançou uma nova política que permite que menores de 18 anos (ou um de seus pais ou responsáveis) solicitem a remoção de links nos resultados da Pesquisa Google apontando para sites que hospedam suas fotos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.