Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

O mais recente relatório com os dados de participação de mercado mostram que a base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril.

O Linux simplesmente funciona melhor na maioria dos casos, mas quando se trata de programas que estão apenas no Windows ou de jogos, nem sempre é perfeito. Felizmente, em se tratando de jogos, as coisas estão mudando nos últimos meses, e tudo graças ao Steam.

Dito isso, a Valve publicou os últimos dados de participação de mercado, que correspondem a abril.

Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril
Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril

Sim. A Base de usuários do Linux no Steam aumentou em abril. O Steam Deck, o novo console da empresa, está disponível há dois meses, então é interessante olhar esses dados agora porque você pode ver se a base de usuários do Linux está aumentando, e se estiver agora pode ter a ver com o novo dispositivo.

A Valve ainda não ofereceu dados sobre a base de usuários de Linux que jogam no Steam Deck, mas chama a atenção que em março os usuários de Linux eram 1%, que em abril eram 1,14% e que 0,14% eram usuários do ArchLinux.

É aqui que lembramos que o SteamOS 3 é baseado no Arch Linux, portanto, mesmo que seja um pouco, certamente tem algo a ver com isso.

A lista Top 5 ficaria assim:

  • Linux total: 1,14%.
  • Ubuntu: 0,16%.
  • Arch Linux: 0,14%, mas subiu 0,02% no último mês. Pouco para culpar o Steam Deck, mas há o aumento.
  • ManjaroLinux: 0,13%.
  • Linux Mint 20.3: 0,07%.
  • Ubuntu 21.10: 0,06%.

Dos 5 primeiros, existem na verdade dois sistemas operacionais: Ubuntu e Arch Linux, já que existem duas versões que a Canonical desenvolve diretamente, existe o Linux Mint e o outro é o Manjaro, baseado no Arch.

E para terminar este artigo, temos que dizer algo que já é conhecido: o Windows mantém 96,31% e o macOS 2,55%. Considerando a compatibilidade com o macOS, estar um pouco abaixo do meio não parece muito.

Mesmo assim, espera-se que as coisas melhorem ainda mais, graças ao Steam Deck e Proton, mas sempre longe do suporte e participação de mercado que o Windows permanece.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.