Google bloqueará logins para Android 2.3 e inferior

Para finalmente encerrar o suporte a versões antigas do seu sistema mobile, Google bloqueará logins para Android 2.3 e inferior.

O sistema operacional Android do Google mudou bastante desde que os primeiros telefones com Android começaram a ser vendidos em 2008.

E manter o suporte para versões antigas do Android fica cada vez mais difícil com o tempo.

Portanto, não é surpreendente que, há alguns anos, o Google anunciou que encerraria em grande parte o suporte para dispositivos com Android 2.3.7 Gingerbread ou inferior, exigindo que os usuários tivessem Android 4.0 ou dispositivos mais recentes para acessar a Google Play Store e outros Play Services.

Mas agora a empresa está dando um passo adiante – se você ainda estiver usando um dispositivo Android 2.3, não será capaz de usá-lo para fazer login em aplicativos e serviços do Google depois de 27 de setembro de 2021.

Google bloqueará logins para Android 2.3 e inferior

Google bloqueará logins para Android 2.3 e inferior
Google bloqueará logins para Android 2.3 e inferior

Isso significa que você provavelmente receberá um erro de nome de usuário ou senha ao tentar fazer login em aplicativos e serviços do Google, incluindo:

Você pode continuar usando alguns desses serviços indefinidamente em dispositivos nos quais você já esteja conectado.

Mas se você sair e tentar entrar novamente, tentar adicionar uma nova conta, realizar uma redefinição de fábrica ou alterar sua senha (em qualquer dispositivo), você será bloqueado.

Zak Pollack, do Google, explica que a mudança faz parte dos “esforços contínuos da empresa para manter nossos usuários seguros”.

Isso é praticamente o fim da explicação, mas a implicação é que, uma vez que o Google não fornece mais atualizações de software ou segurança para o Android 2.3 Gingerbread, fazer login em sua conta em um dispositivo que executa uma versão do Android de 11 anos pode ser inseguro.

Portanto, a empresa recomenda mudar para um dispositivo com Android 2.3 ou posterior

No entanto, há uma solução alternativa: use o navegador da web em seu telefone. Você ainda poderá fazer login em sua conta do Google para verificar seu e-mail, acessar mapas, assistir a vídeos ou usar outros serviços do Google por meio de seus aplicativos da web dessa forma.

Como alternativa, você pode ver se há ROMs personalizados disponíveis para seus dispositivos Android mais antigos que permitem que você atualize para compilações de terceiros não oficiais de sistemas operacionais mais recentes.

O fórum xda-developers costuma ser um bom ponto de partida para essa pesquisa.

Ou se você estiver interessado em explorar alternativas ao Android, você pode querer ver se há uma porta de uma distribuição Linux como postmarketOS ou Ubuntu Touch que pode ser executada em seu dispositivo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.