Google Chrome gastará menos memória e bateria

Segundo a própria dona do software, o Google Chrome gastará menos memória e bateria em breve, graças a um novo trabalho dela nesses quesitos.

Quando o navegador Chrome do Google foi lançado, ele rapidamente ganhou a reputação de um dos navegadores mais rápidos do mercado.

Mas, à medida que continuou a ganhar participação de mercado ao longo dos anos, também ganhou uma merecida reputação como um devorador de memória e um aplicativo com uso intensivo de recursos que encurtaria a vida útil da bateria do seu laptop.

Agora, o Google diz que está mirando nos dois problemas, e por isso, o Google Chrome gastará menos memória e bateria.

Google Chrome gastará menos memória e bateria

Google Chrome gastará menos memória e bateria
Google Chrome gastará menos memória e bateria

Sim. O Google Chrome gastará menos memória e bateria. A empresa diz que a versão mais recente do Chrome para sistemas operacionais de desktop inclui recursos opcionais que reduzirão o impacto do navegador no uso de memória e na duração da bateria.

Isso não quer dizer que o Chrome usará menos recursos por padrão. Você precisará habilitar os novos recursos opcionais.

Economia de memória

O Google diz que seu novo modo de economia de memória pode liberar RAM removendo dados das guias do navegador em segundo plano da memória ativa. Isso permite que os sites que você está visualizando sejam executados sem problemas, reduzindo o uso de memória em até 30%.

Isso pode liberar memória que pode ser usada por outros aplicativos em seu computador. E quando você voltar para as guias do navegador que estavam inativas, elas serão recarregadas quando você precisar delas.

Posso pensar em alguns motivos pelos quais você pode não querer usar esse recurso.

Primeiro, pode não demorar alguns segundos para que as guias inativas do navegador sejam carregadas quando se tornam ativas.

Em segundo lugar, se você tiver dados não salvos em uma dessas guias (como uma postagem de blog ou itens adicionados a um cartão de compras de uma loja on-line na qual não está conectado), ficaria preocupado com a possibilidade de perder alguns dados quando o aba recarrega.

Mas se você perceber regularmente que o uso de memória do Chrome está causando problemas em seu computador, é bom ter uma opção para reduzir o consumo de memória. E o Chrome permite que você designe determinados sites que não serão afetados pelo Memory Saver.

Portanto, se você souber quais sites provavelmente causarão problemas se forem recarregados inesperadamente, poderá colocá-los em uma lista de bloqueio.

A economia de memória pode ser ativada ou desativada nas configurações do Chrome.

Economia de energia

O novo modo de economia de energia do Chrome é ativado automaticamente quando você está usando um computador alimentado por bateria (como um laptop ou tablet) e o nível da bateria cai para 20%.

Google Chrome gastará menos memória e bateria
Google Chrome gastará menos memória e bateria

Nesse ponto, o Chrome “economizará bateria limitando a atividade em segundo plano e os efeitos visuais para sites com animações e vídeos”.

Mas se você preferir obter a experiência completa da web até que sua bateria acabe, você pode desativar o Economizador de energia nas configurações do seu navegador.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.