Google exigirá a verificação de apps antes de fazer o sideload

Para aumentar a segurança em seu sistema mobile (o Android, claro), o Google exigirá a verificação de apps antes de fazer o sideload.

O Android permite fazer o sideload de aplicativos que não são da Google Play Store e é um dos melhores recursos do sistema operacional.

No entanto, o sideload traz seus perigos. Você corre o risco de baixar algum tipo de malware.

Mas, de acordo com um novo relatório, o Google realmente permitirá que você verifique os aplicativos antes de fazer o sideload.

Google exigirá a verificação de apps antes de fazer o sideload

Google exigirá a verificação de apps antes de fazer o sideload
Google exigirá a verificação de apps antes de fazer o sideload

O sideload de um aplicativo ocorre quando você baixa e instala um aplicativo de algum lugar diferente da Play Store. Ele permite baixar e reviver aplicativos que foram retirados da Play Store.

O sideload também permite que você reproduza versões mais antigas de seus aplicativos favoritos caso não goste do resultado de uma nova atualização.

Embora o sistema operacional do Google permita o sideload de aplicativos, podemos dizer que a empresa não está muito satisfeita com isso.

O Google implementou medidas para desencorajá-lo de transferir aplicativos para o seu telefone. Você não tem permissão para fazer o sideload de aplicativos sem acessar as configurações e ativá-los.

Além disso, ao instalar aplicativos, o software lembra que o arquivo pode danificar o seu sistema. Isso é enganoso, pois pode fazer as pessoas pensarem que todo arquivo APK baixado é malware.

No entanto, as pessoas podem fazer o sideload de aplicativos. Bem, se você está preocupado com a possibilidade de o aplicativo que está baixando ser um malware, o Google tem um novo método para mantê-lo seguro.

Um dos principais motivos para baixar aplicativos da Play Store é porque o Google Play Protect verifica os aplicativos para garantir que sejam seguros. Você não consegue isso ao fazer o sideload de aplicativos.

No entanto, o Google tem uma nova técnica de verificação de aplicativos que irá verificar os aplicativos em nível de código para determinar se eles são uma ameaça.

Se estiver tentando fazer o sideload de um aplicativo que não foi verificado antes, você receberá um aviso solicitando que você verifique o aplicativo antes de instalá-lo. A única outra opção é cancelar o download. Portanto, não há opção de ignorar a verificação.

Depois que o Google verificar o aplicativo, o Google informará se o aplicativo é seguro para instalação.

Assim, ele fará uma verificação detalhada do aplicativo antes de poder instalá-lo. Isso é ótimo, pois permite que você saiba se o aplicativo é perigoso antes que possa causar danos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.