Google levará novos recursos ao kernel principal e depois para o Android

Ao finalmente adotar a abordagem “Upstream First”, Google levará novos recursos ao kernel principal e depois para o Android.

O Android do Google era notório por todos os seus patches downstream transportados pelo sistema operacional móvel, bem como por várias árvores de kernel de fornecedores/dispositivos, enquanto nos últimos anos mais desse código foi puxado do upstream.

O Google também está mudando para o Android Generic Kernel Image (GKI) como base para todos os kernels de seus produtos para reduzir ainda mais a fragmentação.

Google levará novos recursos ao kernel principal e depois para o Android

Google levará novos recursos ao kernel principal e depois para o Android
Google levará novos recursos ao kernel principal e depois para o Android

Olhando para o futuro, o Google agora está falando de uma abordagem “Upstream First” (upstream primeiro) para empurrar novos recursos do kernel primeiro para o kernel Linux principal (mainline), antes de implantá-los no Android.

Todd Kjos, do Google, falou hoje durante a Linux Plumbers Conference (LPC2021) sobre sua iniciativa de imagem genérica do kernel.

Com o Android 12 e sua imagem GKI baseada no Linux 5.10, eles reduziram ainda mais a fragmentação a ponto de ser “quase eliminada”.

Com o Android 12 GKI, a maioria dos recursos do kernel do fornecedor/OEM agora foram transferidos para o kernel do Linux, isolados para módulos/hooks do fornecedor ou mesclados no Android Common Kernel.

Eles estão fazendo um bom progresso na frente do GKI e também garantindo que os fornecedores se adaptem à nova abordagem para reduzir a bagunça do kernel. Mas talvez o mais empolgante seja a perspectiva de 2023 a 2024 para reduzir ainda mais a dívida técnica.

Eles vão buscar um “primeiro modelo de desenvolvimento upstream para novos recursos” para garantir que o novo código chegue primeiro ao kernel Linux principal, em vez de almejar diretamente a hospedagem na árvore de origem do Android.

O Google também está se comprometendo a “trabalhar para atualizar todos os patches fora da árvore no Android Common Kernels”.

Se eles conseguirem fazer isso e se comprometer seriamente com o “upstream primeiro” dos novos recursos do kernel, será maravilhoso, mas veremos como isso se desenvolverá nos próximos anos.

Mais detalhes na apresentação abaixo e no conjunto de slides que o acompanha.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!