Google Messages terá controles parentais mais rígidos

Segundo informações reveladas por AssembleDebug, em breve o Google Messages terá controles parentais mais rígidos.

Parece que grandes mudanças ainda estão por vir para o aplicativo Mensagens do Google, mesmo após o grande lançamento contínuo de recursos que começou no ano passado.

Recentemente, foi descoberto um recurso em desenvolvimento que potencialmente ofereceria aos pais muito mais controle sobre os bate-papos de seus filhos.

Google Messages terá controles parentais mais rígidos

Google Messages terá controles parentais mais rígidos
Google Messages terá controles parentais mais rígidos – Crédito: PiunikaWeb

Isso foi revelado pela primeira vez por AssembleDebug (via PiunikaWeb), que conseguiu forçar a ativação do recurso oculto usando sinalizadores na versão 20240416_00_RC01 do aplicativo.

Nas capturas de tela compartilhadas, vemos que, em vez de uma lista de conversas normal, alguns bate-papos podem estar claramente marcados com “Peça aprovação aos seus pais”.

Isso significa que crianças e adolescentes não poderão enviar mensagens a esses contatos sem a autorização dos pais. E se você tentar abrir uma dessas conversas restritas, a mensagem fica ainda mais clara: “Para enviar, peça aprovação aos seus pais”.

Se eu tivesse que adivinhar, diria que esses novos controles parentais farão parte do aplicativo Google Family Link, onde os pais geralmente gerenciam as permissões para o que os menores podem ou não fazer em seus dispositivos.

Atualmente, o Family Link possui restrições de conteúdo para configurações gerais e determinados aplicativos, como Google Play e YouTube, mas nenhuma existe no momento para Mensagens do Google. É possível que isto mude assim que estas restrições forem implementadas.

Google Messages terá controles parentais mais rígidos
Google Messages terá controles parentais mais rígidos – Crédito: PiunikaWeb

As implicações dessa mudança incluiriam que os pais tivessem o poder de aprovar, estabelecer limites ou bloquear completamente as mensagens dos filhos, caso a caso.

Dependendo do seu caso de uso, isso pode ser bom, caso contrário, para garantir que seus filhos não sejam alvos e contatados por estranhos.

Naturalmente, este nível de controlo levanta questões importantes sobre privacidade versus protecção dentro das famílias.

No entanto, dados os perigos que as crianças enfrentam online, do cyberbullying ao pior, muitos pais ficarão sem dúvida aliviados por terem estas novas e poderosas ferramentas de proteção na aplicação Mensagens do Google.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.