Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort

Se você queria poder plugar um monitor no smartphone, a boa notícia é que o Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort.

Já se passou uma década desde que o Google lançou um telefone compatível com saída de vídeo por cabo USB. Mas há uma chance de o próximo telefone da empresa trazer de volta o recurso.

Em um artigo para o Android Authority, Kamila Wojciechowska observa que há indícios de que os próximos Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro poderiam oferecer suporte ao modo alternativo USB DisplayPort, que permitiria conectar um cabo às portas USB dos telefones para conectar um exibição externa.

Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort

Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort
Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort – Alegadas imagens do Pixel 8 Pro (via @OnLeaks e SmartPrix)

Sim. O Google Pixel 8 pode oferecer suporte ao USB DisplayPort. O DisplayPort Alt Mode basicamente permite que você envie um sinal DisplayPort através de uma conexão USB Type-C.

Nem todos os telefones, tablets, laptops e outros dispositivos com portas USB-C suportam esse recurso, mas aqueles que permitem que você conecte um cabo à porta USB do seu dispositivo e, em seguida, conecte a outra extremidade a um monitor ou TV (você precisará de um monitor que aceite entrada USB-C ou um cabo ou dock USB-C com conectores HDMI ou DisplayPort).

Outras empresas ofereceram suporte a esse recurso por um tempo e até desenvolveram um software que facilita o uso do telefone como um computador de mesa ou um centro de mídia móvel quando conectado a uma tela maior.

A Samsung tem seu software DeX, por exemplo, e a Motorola tem o ReadyFor.

Mas o último telefone do Google com suporte para saída de vídeo em uma conexão USB foi o Google Nexus 5.

Há algumas indicações de que a empresa desativou o DisplayPort Alt Mode no software recentemente, mesmo quando a empresa está construindo telefones com hardware para suportar o recurso.

E isso sugere que desativar a saída de vídeo é uma escolha consciente da parte do Google – o que faz sentido para uma empresa que há muito insiste que o Android é um sistema operacional móvel e os usuários que desejam um sistema operacional para desktop devem comprar um Chromebook ou Chromebox.

Mas essas linhas ficaram confusas nos últimos anos, com o Google adicionando melhor suporte para tablets e dispositivos de tela dupla, como o Pixel Tablet e o Pixel Fold.

Agora há melhor suporte para multitarefa, incluindo uma interface de usuário otimizada para telas maiores que inclui uma barra de tarefas e suporte para várias janelas.

Então, talvez a empresa ache que é o momento certo para oferecer suporte oficial para conectar seu telefone Android a uma tela maior quando você quiser usá-lo como uma área de trabalho (ou centro de mídia, dispositivo de apresentação, sistema de jogo ou qualquer outra coisa que você deseja usar o Android em uma tela grande para).

De qualquer forma, a maior parte do artigo de Wojciechowska discute o que é DisplayPort Alt Mode e por que você pode querer isso, mas a notícia é que “uma fonte dentro do Google” diz que o recurso será suportado pelos smartphones de última geração do Google.

E isso é tudo o que sabemos até agora. Então eu levaria isso com um grão de sal. Mesmo que seja verdade, há uma chance de que os planos mudem quando o Pixel 8 for lançado.

Mas certamente seria bom ver, e provavelmente apreciado não apenas pelos usuários do Android, mas também por aqueles que têm o hábito de substituir o sistema operacional do Google por ROMs Android personalizados ou distribuições móveis de Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.