Google pode aproveitar os telefones Android para encontras dispositivos

E o Google pode aproveitar os telefones Android para encontras dispositivos lançando a sua própria “Find My Device Network”. Confira!

A Apple introduziu recentemente uma rede “Find My” que não só ajudará você a encontrar um telefone perdido ou qualquer coisa conectada a um Apple AirTag (ou acessório compatível) se estiver por perto… mas também se estiver no mundo.

Ele faz isso efetivamente transformando os dispositivos Apple de outras pessoas em uma rede que pode ajudar a localizar dispositivos perdidos, enviando dados criptografados privados para ajudá-lo a localizar suas coisas perdidas.

O fabricante de rastreadores Bluetooth, Tile, vem fazendo algo semelhante com sua Rede Tile há anos, mas essa rede é limitada a pessoas que têm rastreadores Tile (que é provavelmente um pouco menor do que o número de pessoas com dispositivos Apple).

Mas você sabe quem tem uma rede potencial de usuários maior do que a Apple? Google.

E agora parece que a empresa pode estar planejando lançar sua própria “Find My Device Network” (Rede Encontre Meu Dispositivo) que aproveita os telefones Android para ajudá-lo a encontrar o que está faltando.

Google pode aproveitar os telefones Android para encontras dispositivos

Google pode aproveitar os telefones Android para encontras dispositivos
Google pode aproveitar os telefones Android para encontras dispositivos

O Google ainda não fez um anúncio oficial, mas o pessoal da xda-developers notou sinais de um novo recurso de trabalho em andamento no código da versão mais recente do aplicativo Google Play Services.

Uma linha diz que o título do serviço é “Find My Device Network”, enquanto outra diz que “permite que seu telefone ajude a localizar seus dispositivos e os de outras pessoas”.

Embora o Google já tenha aplicativos Encontre Meu Dispositivo para Android e a web, atualmente eles só permitem que você encontre dispositivos Android conectados à sua conta do Google com as permissões apropriadas ativadas.

É possível que, ao expandir uma rede, o Google possa estabelecer as bases para encontrar mais tipos de dispositivos em mais locais.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.