Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android

Bem breve, o Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android, trará novos recursos para Gboard e Google Meet e muito mais.

Sim. O Google está anunciando uma série de atualizações em breve para dispositivos Android, projetadas para facilitar a comunicação, compartilhar arquivos, personalizar seus dispositivos e permitir que pessoas com deficiência auditiva ou visual usem seus dispositivos.

Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android

Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android
Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android

Por exemplo, o recurso Near Share do Google já permite enviar arquivos entre telefones ou tablets Android ou Chromebooks.

Mas em breve você poderá usá-lo para acessá-lo com mais facilidade ao transferir fotos, vídeos, documentos ou outros arquivos ou pastas entre seus próprios dispositivos.

O Google diz que uma atualização que chegará nas próximas semanas permitirá que você selecione os dispositivos que estão conectados à sua conta do Google e, em seguida, acesse esses dispositivos no menu Android Share.

As transferências serão aceitas automaticamente para que, por exemplo, você possa enviar um arquivo do Chromebook para o telefone sem ligar a tela ou desbloquear o telefone.

Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android
Google simplificará o compartilhamento de arquivos para Android

Este é um recurso opcional, portanto, se você não deseja que seus dispositivos aceitem automaticamente uma transferência, não é necessário.

O Google também está lançando novos widgets compatíveis com tablets para Google Drive e Google Keep, permitindo que você visualize mais conteúdo em telas maiores.

Há um novo recurso Emojify no aplicativo de teclado Gboard, que permite digitar texto e, em seguida, pressionar um botão para adicionar emojis automaticamente ou substituir palavras por emoji, se isso é algo que você quer fazer.

O Compartilhamento ao vivo do Google Meet permite que você e até 100 outros participantes joguem jogos compatíveis ou assistam a vídeos no YouTube juntos em tempo real.

Os novos recursos de acessibilidade incluem um recurso que permite que usuários surdos e com deficiência auditiva definam alertas sonoros personalizados.

Basicamente, seu telefone ou relógio pode vibrar ou mostrar uma luz piscando quando alguém bate em uma porta ou um alarme de incêndio dispara.

Mas agora os usuários podem definir sons personalizados para informá-los, por exemplo, se o cronômetro do fogão terminou ou se a máquina de lavar emitiu um som para informar que a próxima carga terminou.

Para usuários cegos e com baixa visão, há um recurso de descrições de áudio para o Google TV que narra a ação visual ao vivo conforme ela acontece, mas apenas para filmes compatíveis. Agora, o Google TV oferece uma lista com curadoria de filmes com o recurso ativado.

O Google também está trazendo um novo bloco do Google Keep para o Wear OS, permitindo que você visualize notas ou listas de verificação em um smartwatch, e um novo mostrador de relógio Bitmoji também está chegando à plataforma de smartwatch do Google.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.