Google Summer of Code 2019 ajudou a melhorar o Wine no NetBSD

um dos mais importantes eventos de programação da gigantes de buscas, o Google Summer of Code 2019 ajudou a melhorar o Wine no NetBSD. Entenda como isso aconteceu!

Apesar de ser sua plataforma base, o Linux não é o único sistema em que o Wine é usado. Ele também está disponível para o MacOS e outros sistemas baseados em BSD’s como o NetBSD.

Google Summer of Code 2019 ajudou a melhorar o Wine no NetBSD

Google Summer of Code 2019 ajudou a melhorar o Wine no NetBSD

Além de o NetBSD ter melhor suporte a DRM ioctl para sua camada de compatibilidade com o Linux (como parte de um esforço para um possível suporte ao Steam) graças ao Google Summer of Code 2019 (GSoC), também houve melhorias no Wine como resultado desta iniciativa de programação do Google.

A desenvolvedora estudantil Naveen Narayanan trabalhou no verão para melhorar o suporte a Wine do NetBSD, principalmente quando se trata de suporte a AMD64 (x86_64).

Agora com a conclusão do GSoC 2019, o Wine 4.4 e o Wine 4.13 estão trabalhando no NetBSD AMD64/i386 em comparação com o suporte clássico do Wine anteriormente disponível.

Todos os objetivos originais deste projeto do GSoC 2019 foram alcançados e o desenvolvedor do aluno continuará mantendo os pacotes wine64/wine32/wine64-dev do NetBSD no futuro.


Uma limitação do suporte atual do NetBSD para a execução de programas Windows neste sistema operacional BSD é o kernel padrão que não habilita USER_LDT.

Sem o suporte USER_LDT no kernel do NetBSD, não há a capacidade de executar jogos/aplicativos de 32 bits nas versões do Wine AMD64.

Mais detalhes sobre a porta aprimorada do Wine para NetBSD através do blog NetBSD.org.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.