GParted Live 1.6.0-3 com correção contra o backdoor XZ

Curtis Gedak anunciou o lançamento da versão mais recente do seu sistema, o GParted Live 1.6.0-3. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O GParted Live é uma distribuição live CD do tamanho de um cartão de visita com uma única finalidade – fornecer ferramentas para particionar discos rígidos em um ambiente gráfico intuitivo.

O GParted Live é baseado no Debian, é leve e pode ser executado na maioria das máquinas x86 com Pentium II ou superior. Para conseguir isso, ele usa o X.Org, o gerenciador de janelas Fluxbox e o mais recente kernel do Linux.

Agora, Curtis Gedak anunciou o lançamento da nova versão estável do GParted Live, o GParted Live 1.6.0-3.

Novidades do GParted Live 1.6.0-3

GParted Live 1.6.0-3 com correção contra o backdoor XZ
O desenvolvedor do GParted, Steven Shiau, lançou hoje o GParted Live 1.6.0-3 como uma nova atualização de manutenção para este poderoso sistema live baseado no popular utilitário de particionamento de disco de código aberto GParted (GNOME Partition Editor) para abordar o backdoor XZ mais recente e atualizar os componentes principais.

Essa é a terceira atualização de manutenção do GParted Live 1.6, que foi lançado em 28 de fevereiro de 2024, com o GParted 1.6, uma versão que trouxe uma mudança que impediria o GParted de forçar um intervalo de 1 MiB ao mover a partição limite à direita, melhorias no exFAT e remoção do recurso “Tentativa de resgate de dados” e uso do utilitário gpart.

Baseado no repositório Debian Sid (Debian 13 “Trixie”) de 8 de abril de 2024, o GParted Live 1.6.0-3 envia o XZ Utils 5.4.5-0.2 em vez da versão XZ Utils 5.6.0 que continha um backdoor que poderia permitir que um invasor remoto comprometa um servidor SSH ou qualquer software vinculado à biblioteca liblzma incluída no pacote, que injetou código malicioso no momento da construção.

Isso significa que GParted Live 1.6.0-3 é a versão que você deseja baixar e usar a partir de agora se estiver realizando algum trabalho de particionamento de disco em seu computador ou qualquer outro dispositivo.

Para ser claro, se você está lendo isso agora, NÃO deve baixar nenhuma versão anterior do GParted Live inferior a 1.6.0-3.

Além de abordar o backdoor XZ, essa a versão do GParted Live também transfere o kernel do Linux 6.6 LTS, que foi usado na versão inicial do GParted Live 1.6.0, para o kernel Linux 6.7.

A imagem ISO ao vivo vem com Linux 6.7.9-2 do repositório Debian Sid. Também está incluído o bootloader GRUB 2.12-2 mais recente.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Os desenvolvedores dizem que o GParted Live foi testado com sucesso em computadores físicos BIOS e UEFI com gráficos AMD/ATI, NVIDIA e Intel, bem como em máquinas virtuais, incluindo VirtualBox e VMware.

Baixe e experimente o GParted Live 1.6.0-3

A imagem ISO do GParted Live 1.6.0-3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.