GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM

Segundo o anúncio da GPC, a próxima versão do PC portátil para jogos GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM.

O próximo PC portátil para jogos da GPD será um mini-laptop alimentado por um processador Intel Core i7-1280P Alder Lake de 28 watts com 14 núcleos, 20 threads e gráficos Intel Iris Xe.

Em um post nas mídias sociais chinesas, o GPD diz que o próximo GPD Win Max 2 também suporta até 32 GB de RAM, tem espaço para dois SSDs e possui uma tela de 10,1 polegadas, um teclado QWERTY e controladores de jogo embutidos.

GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM

GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM
GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM

Sim. O GPD Win Max 2 terá Intel Core i7-1280P e até 32 GB de RAM. Em outras palavras, se você achava que o GPD Win Max original com sua tela de 8 polegadas era grande para um portátil, o novo modelo é ainda maior, medindo 228 x 160mm (9″ x 6,3″), o que é um aumento em relação aos 207 x 145 mm (8,1″ x 5,7″) GPD Win Max e GPD Win 2021.

Mas a GPD diz que as molduras do novo modelo são mais finas, então não é muito maior, e a empresa aumentou a resolução da tela para 1920 x 1200 para o novo modelo (parece que também pode haver um painel de exibição de 2560 x 1600 opção).

O Win Max 2 estará disponível com opções de memória de 16 GB ou 32 GB e o sistema possui um slot M.2 2280 e um slot M. 2232 para SSDs PCIe Gen 4 duplos. A GPD venderá modelos com 1 TB ou 2 TB de armazenamento, mas o minilaptop suporta até 16 TB de armazenamento total.

Há também um leitor de cartão microSD com suporte para velocidades de até 300 MB/s, uma câmera embutida (abaixo da tela, como a câmera do mini-laptop GPD P2 Max), alto-falantes quádruplos, uma ventoinha embutida, uma luz de fundo teclado e um chassi de liga de alumínio-magnésio.

As portas incluem duas portas Thunderbolt 4 e três portas USB 3.2 Gen 2, e o laptop tem uma bateria maior que o GPD Win Max original e suporte para carregamento rápido de 65W.

O sistema é resfriado ativamente, o que significa que há uma ventoinha dentro do gabinete que gerará algum ruído. Mas seria estranho enviar um portátil com tanta potência, posicioná-lo como uma máquina de jogos e não apresentar refrigeração ativa.

O GPD diz que, além dos controladores de jogos, o Win Max 2 possui um sensor de movimento de seis eixos e motores de vibração duplos.

O Win Max 2 também possui um módulo 4G LTE integrado, embora não esteja claro se ele suportará todas as redes celulares globais.

Ao todo, o Win Max 2 soa como um monstro de um portátil para jogos que é uma atualização em quase todos os aspectos em relação aos modelos da geração anterior… E isso pode dificultar a venda quando o Steam Deck começa em apenas US$ 399.

Dito isto, o Steam Deck não possui um teclado físico e, embora tenha alguns dos gráficos mais poderosos disponíveis em um computador de mão, o Win Max 2 terá uma vantagem significativa quando se trata de energia da CPU, o que pode torná-lo um melhor solução para quem procura um PC portátil para jogos que possa ser usado como um PC completo para todos os fins.

O preço e a disponibilidade provavelmente serão anunciados mais perto do lançamento, assim como as fotos reais mostrando o novo design, seria de esperar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.