Gráficos NVIDIA RTX podem estar chegando à plataforma ARM

No que depender do que foi mostrado na demonstração da Nividia, em breve, os gráficos NVIDIA RTX podem estar chegando à plataforma ARM.

Chromebooks e laptops Linux com processadores baseados em ARM e gráficos NVIDIA RTX podem estar no horizonte, pois a NVIDIA lançou uma demonstração mostrando jogos de PC rodando em um computador com processador MediaTek Kompanio 1200 (MT8195), placa de vídeo NVIDIA RTX 3060.

Gráficos NVIDIA RTX podem estar chegando à plataforma ARM

Gráficos NVIDIA RTX podem estar chegando à plataforma ARM
Gráficos NVIDIA RTX podem estar chegando à plataforma ARM

Embora os fabricantes de PC ainda não tenham anunciado planos de lançar hardware com esses recursos, a demonstração da NVIDIA apresenta algumas das evidências mais fortes até o momento de que Chromebooks (e talvez outros laptops) com chips ARM e gráficos discretos estão em desenvolvimento.

A mudança não deve ser uma grande surpresa – afinal, a NVIDIA tem uma longa história de mesclar seus gráficos com processadores baseados em ARM.

O NVIDIA Shield TV é um dos dispositivos Android TV mais poderosos até hoje, graças ao seu processador e gráficos NVIDIA Tegra. E o console de videogame portátil Nintendo Switch é alimentado por um chip semelhante.

E agora que a NVIDIA está tentando comprar a ARM por US$ 40 bilhões, faz sentido para a empresa ramificar e mostrar que sua tecnologia gráfica pode ser combinada com processadores baseados em ARM feitos por outras empresas.

Para esta demonstração, a NVIDIA mostrou Wolfenstein: Young Blood e The Bistro aproveitando a GPU discreta para coisas como traçado de raios (ray-tracing) em tempo real para efeitos de iluminação e DLSS para visuais e desempenho acelerado por IA.

Mas uma das coisas interessantes sobre este computador de amostra é que ele não estava executando o Windows. Em vez disso, estava usando o Arch Linux.

Na verdade, o comunicado à imprensa da NVIDIA não faz nenhuma menção ao Windows e, em vez disso, destaca o fato de que está lançando novos kits de desenvolvimento de software para ARM e Linux.

Embora existam alguns PCs Linux no mercado, incluindo alguns que possuem processadores baseados em ARM, esse é um mercado de nicho bonito no momento. Mas você sabe que classe de computadores costumam ter processadores baseados em ARM? Chromebooks.

Já é possível executar aplicativos Linux nos Chromebooks mais recentes, e o Google tem trabalhado para trazer o cliente de jogo Steam da Valve para o Chrome OS, permitindo aos usuários jogar jogos de PC em Chromebooks.

Enquanto alguns desses laptops Chroime OS provavelmente terão chips Intel ou AMD e/ou gráficos discretos, a demonstração mais recente da NVIDIA e os próximos SDKs tornarão os Chromebooks ARM + NVIDIA viáveis ​​em máquinas de jogos também.

Claro, é possível que a NVIDIA também possa prever o Linux como uma plataforma viável por si só. Embora apenas uma pequena parte dos jogadores de PC esteja usando Linux no momento, o próximo Valve Steam Deck pode mudar as coisas.

O computador portátil para jogos da Valve tem um processador AMD com gráficos AMD, mas vem com o Steam OS baseado em Arch Linux como seu sistema operacional. Isso poderia impulsionar ainda mais o ecossistema de jogos Linux.

Muitos desenvolvedores já portaram seus jogos para rodar nativamente no Linux, seguindo movimentos anteriores da Valve.

E o software Proton da empresa torna possível executar muitos jogos do Windows no Linux, mesmo que os desenvolvedores não tenham feito o portado especificamente para seus títulos.

No momento, muitos jogos para PC com Windows que usam software anti-cheat ainda não são compatíveis com Linux, mesmo com Proton. Mas isso é algo em que a Valve está trabalhando e espera ter resolvido quando o Steam Deck começar a ser comercializado em dezembro.

E isso poderia tornar o Linux uma plataforma de jogos mais viável para todos, não apenas para aqueles que compram o novo PC portátil para jogos da Valve de US$ 399.

Então, talvez o anúncio da NVIDIA não seja apenas sobre Chromebooks. Talvez veremos PCs Linux equipados com ARM com gráficos NVIDIA RTX no futuro também.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock