GStreamer 1.18 lançado com suporte para muxing MPEG-TS e mais

Foi lançado o GStreamer 1.18 com suporte para muxing MPEG-TS e outros recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimedia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, o GStreamer 1.18 foi lançado oficialmente e é uma atualização importante que adiciona vários novos recursos e melhorias.

Novidades do GStreamer 1.18

GStreamer 1.18 lançado com suporte para muxing MPEG-TS e mais
GStreamer 1.18 lançado com suporte para muxing MPEG-TS e mais

Um ano e meio sendo feito, o GStreamer 1.18 está aqui para substituir a série 1.16 e está repleto de novidade.

Os destaques incluem uma nova API de alto nível que os aplicativos podem usar para transcodificar arquivos de mídia entre diferentes formatos, suporte para captura da câmera Raspberry Pi, melhor representação e sinalização de informações de vídeo HDR (High Dynamic Range), bem como suporte para mudança de taxa de reprodução instantânea .

GStreamer 1.18 também introduz AFD (Active Format Description) e suporte de Bar Data, um novo coletor para produzir conteúdo DASH, suporte a modos de truque ONVIF no servidor e cliente GStreamer RTSP, um novo elemento codificador DVB Subtitle, uma nova fonte de cliente RTMP e elemento coletor implementação e um novo codificador de vídeo H.265 baseado em SVT-HEVC.

Outros novos recursos incluem um elemento de composição que usa a API de aceleração de vídeo (VA-API), suporte para extensão RTP de controle de congestionamento de todo o transporte (twcc) do Google, novos elementos de fonte e coletor de RTP que podem ser usados ​​para configurar o streaming de RTP via URIs rtp://, bem como um novo elemento de sobreposição para renderizar uma cena QtQuick no topo de um fluxo de vídeo de entrada.

Há também um novo plugin AVTP (Audio Video Transport Protocol) que pode ser usado por apps sensíveis ao tempo, um novo elemento imagesequencesrc que torna mais fácil criar streams de vídeo a partir de uma sequência de imagens JPG ou PNG e suporte para cabeçalhos de escala/velocidade no servidor RTSP.

O suporte para muxing MPEG-TS compatível com transmissão de TV também foi adicionado ao GStreamer 1.18, que também adiciona suporte para RIST (Reliable Internet Stream Transport) TR-06-1 Simple Profile do Video Services Forum, suporte para UWP (Universal Windows Plataforma) e suporte para cronogramas aninhados nos serviços de edição do GStreamer.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer 1.18

O tarball de origem do GStreamer 1.18 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.