GStreamer 1.22 lançado com suporte a AV1 e WebRTC melhorado

Foi lançado o GStreamer 1.22 com suporte a AV1 e WebRTC melhorado. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.22.

Novidades do GStreamer 1.22

GStreamer 1.22 lançado com suporte a AV1 e WebRTC melhorado
GStreamer 1.22 lançado com suporte a AV1 e WebRTC melhorado

Sim. O GStreamer 1.22 foi lançada como uma atualização importante que traz inúmeras melhorias, novos recursos e muitas outras alterações para fornecer a você uma experiência multimídia de alto nível.

O GStreamer 1.22 inclui melhorias de suporte ao codec de vídeo AV1 adicionando codificação e decodificação de hardware via VA-API/VA, AMF, D3D11, NVCODEC, QSV e Intel MediaSDK, novos elementos AV1 RTP payloader e depayloader, novas configurações de codificador no codificador de referência AOM baseado no elemento av1enc, bem como melhorias no analisador AV1.

O suporte WebRTC também foi aprimorado nesta versão, graças à adição de simulcast e suporte ao controle de congestionamento do Google, um novo suporte de ingestão/saída de servidor de mídia baseado em WebRTC (WHIP/WHEP), bem como um remetente WebRTC tudo-em-um plugar.

Especificamente para usuários do Linux, a nova versão do GStreamer melhora o design para compartilhamento de buffer DMA e manipulação de modificadores para decodificadores, codificadores e filtros de vídeo acelerados por hardware, bem como para captura e renderização.

O GStreamer 1.22 também adiciona suporte a Qt6 para renderização de vídeos dentro de uma cena QML, suporte a metadados temporizados ONVIF, novos muxers MP4 fragmentados e não fragmentados, novos renderizadores gtk4paintablesink e gtkwaylandsink e suporte a eventos touchscreen na API de navegação.

Também é novo um elemento videocolorscale que promete melhor desempenho, pois pode converter e dimensionar ao mesmo tempo, plug-ins para armazenamento Amazon AWS e serviços de transcrição de áudio, além de H.264/AVC, H.265/HEVC, e codificadores de vídeo acelerados por hardware AV1 para GPUs AMD usando o Advanced Media Framework (AMF) SDK.

Melhorias também foram trazidas para suporte a vídeo de alta profundidade de bits, decodificador acelerado por hardware Video4Linux2 (V4L2), integrações CUDA e Direct3D11, bem como suporte a Playbin3, Decodebin3, UriDecodebin3 e Parsebin.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer

O tarball de origem do GStreamer 1.22 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.