helloSystem 0.8 lançado com base no FreeBSD 13.1

E foi lançado o helloSystem 0.8 com base no FreeBSD 13.1. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixar o sistema.

Embora tenha sido um golpe triste quando o PC-BSD/TrueOS parou de perseguir suas ambições de desktop como o que era indiscutivelmente o sistema operacional de desktop BSD líder com uma ótima experiência para o usuário final, desde então vimos esforços como MidnightBSD, GhostBSD e outros preencha o evitar continuando a aprimorar o sistema desktop BSD pronto para uso.

Agora, um novo concorrente bastante interessante é o helloSystem, que pretende ser um “macOS de BSDs” para uma experiência de desktop polida.

O projeto helloSystem foi iniciado por Simon Peter, o desenvolvedor conhecido por iniciar o AppImage, o projeto PureDarwin e muito mais.

O helloSystem OS é alimentado por uma base FreeBSD. Até mesmo a área de trabalho do helloSystem foi configurada para se parecer com uma área de trabalho do MacOS X inicial.

O projeto helloSystem compartilha objetivos de design semelhantes aos do macOS em ser algo que “simplesmente funciona”, não precisa de muita configuração e funciona bem fora da caixa no desktop.

Os desenvolvedores do helloSystem não estão procurando criar uma “réplica 1:1” do macOS, mas sim algo que seja consistente com a filosofia de experiência do usuário do macOS.

Para aqueles que desejam aprender mais sobre helloSystem, podem encontrar o projeto centrado no GitHub.

E, para aqueles com tempo extra perto das férias de fim de ano, o helloSystem 0.8 está agora disponível como a mais nova atualização para este sistema operacional de desktop baseado em BSD que é inspirado no Apple macOS, mas com FreeBSD.

Novidades do helloSystem 0.8

helloSystem 0.8 lançado com base no FreeBSD 13.1
helloSystem 0.8 lançado com base no FreeBSD 13.1

Sim. O helloSystem 0.8 está disponível como sua versão mais recente construída sobre o FreeBSD 13.1.

O lançamento do helloSystem 0.8 continua a se concentrar em ser um sistema operacional de desktop que atende à simplicidade, elegância e usabilidade.

Com a versão v0.8, eles foram rebaseados no FreeBSD 13.1-RELEASE, aprimoram seu comando de inicialização, pré-instalam o VirtualBox Guest Additions para uma melhor experiência do usuário do Oracle VM VirtualBox, melhor manuseio para controladores MIDI, suporte inicial para iniciar alguns AppImage arquivos usando o comando de inicialização e suporte para gráficos recentes da Intel, como Gen12/Xe Tigerlake, usando o módulo de kernel DRM transferido do Linux 5.10.

Com o helloSystem 0.8, também há várias melhorias na interface do usuário, suporte para “forçar o encerramento do aplicativo” no menu do sistema e uma ampla variedade de outras infraestruturas de desktop e ferramentas de interface do usuário.

O sistema operacional helloSystem agora também vem com o Trojita como seu cliente de e-mail, a aceleração de GPU está habilitada para navegadores baseados em WebEngine como o Falkon, há um novo utilitário “Processos” e uma ampla gama de correções em toda a plataforma.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o helloSystem 0.8

Downloads ISO estão disponíveis aqui. Dado o seu trabalho já e o envolvimento de Simon Peter, este parece ser um projeto BSD de desktop muito interessante para seguir.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.