iFixit venderá peças de reposição para telefones Pixel

Graças a uma parceria com o Google, a iFixit venderá peças de reposição para telefones Pixel, a partir do final deste ano.

Fundada em 2003 como resultado de Kyle Wiens não ter encontrado um manual de reparo do Apple iBook G3 enquanto os fundadores estavam frequentando a Cal Poly, a iFixit é uma empresa privada em San Luis Obispo, Califórnia.

Essa empresa vende peças de reparo e publica guias wiki de reparo on-line para dispositivos eletrônicos e gadgets em seu site, e também realiza desmontagens de aparelhos.

E, agora, o Google anunciou planos para facilitar o conserto de um telefone Pixel quebrado. A partir do final deste ano, você poderá comprar peças de reposição e ferramentas da iFixit para consertar o Pixel 2 e telefones posteriores.

iFixit venderá peças de reposição para telefones Pixel

iFixit venderá peças de reposição para telefones Pixel
iFixit venderá peças de reposição para telefones Pixel

O Google diz que coisas como telas de reposição, baterias e câmeras serão vendidas como peças individuais e como peças de kits que incluem ferramentas sugeridas, incluindo pontas de chave de fenda e espátulas.

As peças estarão disponíveis para clientes nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e em países da União Europeia onde os telefones Pixel são vendidos.

O anúncio ocorre cerca de uma semana depois que a Samsung anunciou que também estava em parceria com a iFixit em um programa de auto-reparo para telefones e tablets recentes.

De certa forma, o programa do Google vai além, pois a empresa promete disponibilizar peças de reposição para todos os telefones lançados desde o final de 2017, incluindo modelos como o Pixel 2 e o Pixel 3, que não são mais cobertos pela política de atualização de software do Google.

Mas a Samsung também produz uma gama muito maior de hardware do que o Google, então provavelmente seria necessário um pouco mais de esforço para oferecer peças de reposição e guias de reparo em toda a linha da empresa.

Dito isso, é bom ver mais empresas pulando no direito de consertar o movimento e oferecendo mais alternativas para pessoas que querem tentar consertar seus próprios equipamentos, o que muitas vezes pode ser mais barato e às vezes mais rápido do que enviar seus dispositivos quebrados para o fabricante para reparação ou levá-los a uma oficina profissional.

O Google também observa que a disponibilização de peças de reposição oficiais também ajudará “profissionais de reparo independentes”, bem como indivíduos com uma tendência de bricolage.

E o Google diz que também continuará a fazer parceria com fornecedores de reparo independentes, incluindo o uBreakiFix, que fornece suporte de reparo dentro e fora da garantia para pessoas que podem não querer realizar cirurgias em seus próprios telefones.

O pessoal da iFixit observa que os guias de reparo já estão disponíveis para os telefones das séries Pixel 2, 3, 4 e 5 e os guias estão a caminho para o Pixel 5a, 6 e 6 Pro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.