Imagination planeja retornar ao mercado de CPUs com chips RISC-V

Bastante conhecida por produzir os processadores gráficos PowerVR, agora a Imagination planeja retornar ao mercado de CPUs com chips RISC-V.

A Imagination Technologies é uma empresa provavelmente mais conhecida por fazer processadores gráficos PowerVR, especialmente desde que vendeu sua divisão de processadores MIPS há alguns anos.

Mas agora a Imagination anunciou planos para retornar ao mercado de CPUs. E, desta vez, a empresa planeja projetar chips baseados na arquitetura RISC-V.

Imagination planeja retornar ao mercado de CPUs com chips RISC-V

Imagination planeja retornar ao mercado de CPUs com chips RISC-V
Imagination planeja retornar ao mercado de CPUs com chips RISC-V

RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções abertas (ISA) que tem crescido em popularidade nos últimos anos com empresas como SiFive e Allwinner, lançando produtos baseados na arquitetura.

RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções de padrão aberto (ISA), o que basicamente significa que é uma alternativa livre de royalties e de código aberto para ARM, x86 e outras arquiteturas de chip.

Teoricamente, qualquer um pode projetar processadores RISC-V, embora seja necessário um certo conhecimento e recursos para realmente fazer isso.

Isso tornou a arquitetura popular com um certo conjunto de entusiastas do código aberto, mas até agora a maior parte do lançamento de hardware RISC-V até agora tem tido pouco poder em comparação com soluções proprietárias concorrentes.

Embora o RISC-V não seja tão maduro quanto a arquitetura x86 ou ARM ainda (mesmo os chips RISC-V de mais alto desempenho são, na melhor das hipóteses, competitivos com os processadores ARM de gama média), é uma opção atraente devido à sua abertura e royalties status livre.

A Imagination diz que sua experiência na construção de soluções heterogêneas também pode ajudar seus chips RISC-V a se destacarem: a empresa poderia fornecer projetos para um sistema em um chip que combina um processador RISC-V com gráficos Imagination e processadores AI.

O anúncio dos planos RISC-V da Imagination vem como parte de uma atualização sobre o progresso da empresa para o primeiro semestre de 2021, e diz que a Imagination planeja retornar ao mercado de CPU “este ano”, sugerindo que poderíamos ver algo no final do ano.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.