Inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra

Como acontece em PCs com Secure Boot que acompanham o Windows, a inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra.

O novo Lenovo ThinkPad Z13 é um laptop de classe de estação de trabalho móvel de 13,3 polegadas com suporte para uma tela OLED de até 2880 x 1800 pixels, até um processador AMD Ryzen 7 Pro 6860Z e até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

O ThinkPad Z13 é também um dos primeiros laptops a apresentar um coprocessador de segurança Microsoft Pluton e, como o proeminente desenvolvedor Linux Matthew Garrett descobriu, ele é fornecido com o UEFI configurado para impedir que você inicialize qualquer coisa que não seja o Windows.

Ou seja, a inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra.

Inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra

Inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra
Na verdade, é muito simples apertar um botão nas configurações de UEFI para que você possa inicializar sistemas operacionais alternativos, mas mostra quanto controle a Microsoft tem sobre o software que você pode executar em computadores que vêm com o Windows pré-instalado.
Inicialização do Linux em alguns laptops Lenovo requer uma etapa extra
Já faz mais de uma década desde que a Microsoft começou a insistir que os fornecedores de PC habilitassem o Secure Boot em PCs que acompanham o Windows.

Embora a mudança inicialmente tenha feito algumas pessoas expressarem preocupação de que isso tornaria virtualmente impossível inicializar o Linux ou outros sistemas operacionais que não sejam da Microsoft nesses computadores, o problema foi amplamente discutível, já que a maioria das principais distribuições do Linux faz uso do suporte para certificados UEFI de terceiros.

O que é incomum é que os novos laptops da Lenovo com processadores da série Ryzen 6000 e coprocessadores de segurança Pluton desabilitam essa funcionalidade por padrão. Pelo menos ainda há uma maneira de ligá-lo novamente… por enquanto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.