Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Confira os detalhes ddo anúncio de que o instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM.

Atualmente, a versão estável do Debian é a 10, chamada de Buster. E a próxima versão (ainda considerada instável) é a 11, chamada Bullseye. E esta versão 11 estada ficando cada ainda mais melhor.

Os trabalhos na próxima versão principal do sistema operacional Debian Linux continuam em um ritmo acelerado, e por conta disso, uma nova versão de desenvolvimento do Debian Installer chegou com suporte para novos dispositivos ARM, incluindo o laptop Pinebook Pro.

Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM
Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Anunciado por Cyril Brulebois na noite passada, o terceiro alfa do instalador do Debian para o Debian 11 Bullseye traz muitos itens para suporte de hardware de alto nível, começando com o suporte para a série do kernel Linux 5.9 e continuando com a ativação do gráfico instalador para a arquitetura AArch64 (ARM64).

Com isso, o instalador do Debian Bullseye também ganhou suporte para novos dispositivos ARM, incluindo notebooks Pinebook PINE64 e Pinebook Pro ARM Linux, bem como NanoPi NEO Air e NanoPi NEO Plus2, da Olimex A64-OLinuXino e A64-OLinuXino-eMMC da FriendlyARM, e as placas ARM de código aberto SolidRun LX2160A da HoneyComb.

Também são suportados os minicomputadores Clearfog CX, SolidRun CuBox-i Solo e CuBox-i DualLite e o roteador modular Turris MOX, servidor, switch e dispositivo de ponto de acesso.

E, olhando para as versões alfa anteriores, o instalador Debian Bullseye também suportará a placa A20-OLinuXino-Lime2-eMMC da Olimex e o devkit Librem 5 da Purism, e adicionará suporte DTB para Rasperry Pi Compute Module 3, bem como suporte para laptops OLPC XO-1.75.

Entre outras melhorias dignas de nota, o Debian Installer para Debian 11 recebeu o gerenciador de inicialização UEFI e suporte para inicialização segura, suporte para suporte ao driver de código aberto NTFS-3G em sistemas ARM64 para acessar sistemas de arquivos NTFS, bem como aprimorado detecção de hardware e suporte de driver.

Resumindo, o próximo sistema operacional Debian 11 oferecerá ótimo suporte de hardware, especialmente para dispositivos ARM, uma vez que estes parecem ser o futuro da computação.

Mas ainda falta meio ano para esperar até que o Debian 11 seja lançado, em 2021.

Até então, você deve manter suas instalações do Debian 10 atualizadas, ou você pode baixar a atualização recém-lançada do Debian 10.7 se quiser implantá-la em novos computadores.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!