Instale e experimente AeroFS: Sincronização fácil e segura de arquivos

AeroFS é uma ferramenta um pouco semelhante ao BitTorrent Sync, que permite sincronizar arquivos entre computadores de forma segura. Os dados são sincronizados diretamente entre os clientes, sem o uso de um servidor de nuvem central.

aerofs-ubuntu

A ferramenta está disponível para Linux, Windows, Mac OS X e Android e é gratuita para uso pessoal (1-3 companheiros de equipe), com sincronização ilimitada e uma pasta de colaboração. Se quiser colaboradores ilimitados, você deve pagar uma taxa de U$$ 10 por companheiro de equipe / mês.

Como outras ferramentas de sincronização de arquivo como Dropbox ou Ubuntu One, o AeroFS sincroniza o conteúdo de uma pasta em todos os seus dispositivos, mas, ao contrário destes serviços, não usa um servidor central. Claro, opcionalmente, você pode instalar uma ferramenta chamada AeroFS Team Server, disponível para Linux, Windows e Mac OS X e que funciona como um repositório central de todos os arquivos da sua equipe. Com ele, pode ser feito o backup dos arquivos de toda sua equipe, localmente ou no Amazon S3. Em vez de usar um servidor central, os arquivos são sincronizados diretamente entre os dispositivos. Isso significa que seus dados estão seguros, a velocidade de sincronização não depende de um servidor central e não há limitações de espaço de armazenamento.

AeroFS é muito bom, mas não é perfeito e há alguns recursos ausentes que valem a pena mencionar: você não pode sincronizar pastas fora do diretório AeroFS  e você não pode obter um link de compartilhamento para um arquivo como você pode fazer com Dropbox ou Ubuntu One. Além disso, aparentemente, o AeroFS não usa uma “verdadeira” tecnologia peer-to-peer (P2P) como BitTorrent Sync: os arquivos são baixados a partir de um único computador e não simultaneamente a partir de vários computadores. Por outro lado, AeroFS é mais fácil de usar em comparação com BitTorrent Sync, pelo menos no Linux.

Principais características do AeroFS :

  • Privado: seus dados nunca residem nos servidores AeroFS. Tudo o que você sincronizar usando AeroFS é particular e somente será compartilhado com as pessoas que você convidar explicitamente;
  • Ilimitado: com AeroFS, você e sua equipe podem sincronizar todas as informações que precisam, de forma gratuita. Não há limites, sem limites de tamanho de arquivo;
  • AeroFS usa AES-256 com 2048 bits RSA para criptografar os dados. Como a criptografia é end-to-end, mesmo AeroFS não pode ver seus dados;
  • Controle de versão: os arquivos são automaticamente versionados, permitindo que os membros da equipe recuperem versões antigas que foram acidentalmente alteradas ou excluídas;
  • Colaboração;
  • Sincronização seletiva;
  • É possível apagar remotamente dispositivos perdidos ou roubados;
  • Possui interface de linha de comando opcional para que você possa executá-lo em um servidor;
  • Disponível para Linux, Windows, Mac OS X e Android;
  • Suporta Ubuntu AppIndicator.

Baixando e instalando o AeroFS

Para baixar e instalar o AeroFS, primeiro você precisa se ​​cadastrar (gratuito para uso pessoal) e em seguida já pode baixar o AeroFS para Linux, Windows, Mac OS X ou Android.

Uma vez instalado, basta iniciar AeroFS no Dash. E  Se você quiser usar o cliente de linha de comando, execute o seguinte comando:

aerofs-cli

Você pode controlar AeroFS usando o seguinte comando:

aerofs-sh

Após digitar o comando acima em um terminal, digite “help” (sem as aspas) para ver todas as opções disponíveis e comece a usar a ferramenta.

Gostou da dica? aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser ficar por dentro das últimas informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botôes do Gooogle+, Twitter e Facebook.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile