Intel lançou o driver de gráficos Arc empacotado para Ubuntu 22.04

Se você queria comprar uma das novas placas discretas Arc Graphics, a Intel lançou o driver de gráficos Arc empacotado para Ubuntu 22.04.

Se, como usuário do Ubuntu Linux, você adiou a compra de uma das novas placas gráficas discretas Arc Graphics devido às perspectivas de ter que atualizar seus próprios pacotes de kernel, Mesa e linux-firmware, a boa notícia é que a Intel tem uma solução para o Ubuntu 22.04 LTS usuários na forma de um driver empacotado para esse sistema.

Intel lançou o driver de gráficos Arc empacotado para Ubuntu 22.04

Intel lançou o driver de gráficos Arc empacotado para Ubuntu 22.04
Intel lançou o driver de gráficos Arc empacotado para Ubuntu 22.04

A Intel criou uma solução de driver empacotada que implanta a pilha de driver Mesa atualizada e, em seguida, retroportou o módulo de kernel i915 para funcionar como um módulo DKMS sobre a opção de kernel OEM 5.17 do Ubuntu 22.04.

Para encurtar a história, é muito mais fácil começar agora com Arc Graphics no Ubuntu 22.04 LTS que, de outra forma, não possui suporte imediato para os processadores gráficos DG2/Alchemist.

Este driver empacotado para o Ubuntu 22.04 é semelhante ao software Radeon da AMD para a opção de pilha de driver “AMDGPU-Open” da AMD para distribuições de suporte empresarial/de longo prazo suportadas.

Este driver empacotado da Intel é derivado das mesmas fontes que sua pilha de drivers de código aberto upstream, apenas que foi construído como pacotes Debian para Ubuntu 22.04 LTS e, em seguida, o módulo DKMS no lado do driver gráfico do kernel.

Ainda é o mesmo driver de código aberto distribuído em uma forma binária conveniente.

Para aqueles que se sentem à vontade para lançar seu próprio kernel e compilação do Mesa ou usar PPAs de terceiros, como Oibaf e o Ubuntu Mainline Kernel PPA, provavelmente será melhor seguir esse caminho.

Devido a ainda não ter visto com que frequência a Intel atualizará este driver empacotado e precisando de tempo adicional para QA/validação, ele estará por trás do estado do driver Mesa ANV Vulkan e Iris OpenGL mais recente, bem como para qual é o código mais recente no driver do kernel i915 upstream.

Para entusiastas e jogadores confortáveis ​​em gerenciar sua própria pilha de software, eu recomendaria manter isso enquanto este driver empacotado é bom para conveniência e usuários mais iniciantes que desejam desfrutar facilmente do Intel Arc Graphics no Ubuntu 22.04 LTS.

Dado que é derivado das mesmas fontes upstream, este Arc Graphics Driver para Ubuntu também funcionará em gráficos Gen11/Tiger Lake e mais recentes também através de Raptor Lake S… Concedido, há menos necessidade desse lado, mas isso é uma opção para quem quer experimentar algo diferente.

Este driver empacotado para o Ubuntu 22.04 LTS pode ser baixado do centro de download Intel.com.

Para aqueles que não estão no Ubuntu 22.04 LTS ou desejam lançar seu próprio driver de código aberto para Intel Arc Graphics, veja minha visão geral anterior do suporte ao driver Linux que basicamente equivale a precisar do Linux 6.0+ (com uma opção de módulo), Mesa 22.2+ , linux-firmware.git e, opcionalmente, os vários componentes Compute Runtime para oneAPI Level Zero/OpenCL.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.