Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10

Graças a mais recente atualização do WSL, agora, já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10 Insider Preview Build 21364.

O subsistema Windows da Microsoft para Linux (WSL) permite que os usuários instalem uma distribuição Linux e executem aplicativos de linha de comando desde o lançamento do Windows 10 em 2015.

Inicialmente voltado para desenvolvedores que queriam usar as ferramentas do Linux sem reiniciar ou carregar uma máquina virtual, A WSL obteve uma série de melhorias e recursos ao longo dos anos.

Agora ele está recebendo a maior atualização até agora – começando com o Windows 10 Insider Preview Build 21364, o WSL não será mais apenas para ferramentas de linha de comando: Você pode usá-lo para executar o aplicativo desktop Linux com uma interface gráfica do usuário (GUI) no Windows.

Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10

Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10
Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10

A Microsoft apelidou o novo recurso de WSLg (g para GUI, gráfico ou interface grafica), e a empresa ainda tem como objetivo principal os desenvolvedores.

Portanto, em uma postagem de blog anunciando o novo recurso, a Microsoft destaca alguns dos desenvolvedores de software que podem querer usar, incluindo:

Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10
Já é possível executar aplicativos Linux de desktop no Windows 10

Mas os desenvolvedores e usuários casuais também poderão usar o WSLg para executar aplicativos exclusivos do Linux que, de outra forma, não estariam disponíveis para o Windows.

Entre outras coisas, a Microsoft observa que há suporte para gráficos 3D acelerados por hardware e para gravação e reprodução de áudio usando o microfone, alto-falantes e outro hardware de áudio do seu computador Windows.

Você pode encontrar mais detalhes sobre como o WSLg funciona no blog post da Microsoft e um artigo complementar sobre a arquitetura WSLg, mas em poucas palavras o subsistema do Windows para Linux agora inclui uma “distribuição de sistema complementar, contendo um Wayland, servidor X, servidor de áudio de pulso e tudo o mais necessário para fazer os aplicativos Linux GUI se comunicarem com o Windows.”

Portanto, quando você instala o Ubuntu, Debian, openSUSE, Kali ou outra distribuição Linux em um PC com Windows 10 e, em seguida, instala os aplicativos Linux GUI, o software complementar WSLg cuidará dos elementos gráficos e de áudio.

Membros do programa Windows Insider executando build 21364 ou posterior podem ativar o suporte para aplicativos Linux GUI instalando WSL com o comando “wsl –update” (sem aspas) ou, se já estiver instalado em seu computador, você pode atualizar para o mais recente versão executando “wsl –update”.

Outras mudanças na versão mais recente do Windows Insider Preview incluem um modo Eco no Gerenciador de Tarefas do Windows, permitindo que os usuários acelerem os recursos do processo se você quiser priorizar outras tarefas, suporte para classificação de processos para o navegador Microsoft Edge no Gerenciador de Tarefas e suporte para o teclado de toque japonês de 50 como uma opção de teclado virtual na tela.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.