Já é possível executar jogos do Steam em alguns Chromebooks

Na sequência do lançamento do Steam no Chrome OS Alpha, agora já é possível executar jogos do Steam em alguns Chromebooks.

Jogar em Chromebooks agora é uma coisa. Você pode jogar jogos Android em Chromebooks desde que o Google adicionou suporte para aplicativos Android.

E o surgimento de serviços de streaming de jogos como Stadia e GeForce Now da NVIDIA significa que você pode transmitir jogos pela Internet para praticamente qualquer dispositivo com um navegador da Web, incluindo Chromebooks.

Mas agora você também pode instalar o cliente de jogos Steam em alguns Chromebooks para executar jogos de PC, sem necessidade de conexão com a Internet ou aplicativos Android.

Já é possível executar jogos do Steam em alguns Chromebooks

Já é possível executar jogos do Steam em alguns Chromebooks
Já é possível executar jogos do Steam em alguns Chromebooks

Na semana passada, o Google anunciou acidentalmente o lançamento do Steam no Chrome OS Alpha um pouco antes de estar realmente pronto para ser lançado.

Mas agora o Alpha está oficialmente disponível para pessoas que executam o Chrome OS 14583.0.0 ou posterior no Dev Channel.

No entanto, está disponível apenas para alguns Chromebooks que atendem às especificações mínimas, que incluem um processador Intel Core i5 de 11ª geração ou melhor com gráficos Iris Xe e pelo menos 8 GB de RAM. No momento, estes são os únicos modelos suportados:

  • Acer Chromebook 514 (CB514-1W)
  • Acer Chromebook 515 (CB515-1W)
  • Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
  • ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
  • ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
  • Chromebook HP Pro c640 G2
  • Lenovo 5i-14 Chromebook

Em outras palavras, você precisará de um Chromebook bastante recente e bastante sofisticado. Não espere jogar jogos do Steam em um modelo básico que seja vendido por menos de US $ 100 em breve.

Observe que alguns desses Chromebooks estão disponíveis com processadores Core i3 e/ou 4 GB de RAM. Mas como eles não atendem aos requisitos mínimos, o Steam não é compatível com esses modelos.

O Steam também não está ativado por padrão, mas se você tiver um dispositivo compatível, poderá visitar o site do Steam no Chrome OS para obter instruções sobre como configurar o Steam em um Chromebook.

Parte do motivo pelo qual é possível usar o Steam em um Chromebook é que a Valve oferece versões do Steam para Linux há quase uma década, e não apenas o Chrome OS tem um kernel Linux, mas nos últimos anos você conseguiu para executar aplicativos Linux nativos em Chromebooks também usando o software Crostini do Google.

A Valve também acelerou seu suporte ao Linux antes do recente lançamento do PC portátil para jogos Steam Deck com Linux.

Você não apenas pode executar jogos nativos do Linux no Steam Deck, PCs Linux ou Chromebooks com Steam, mas também pode executar muitos jogos do Windows graças ao software de compatibilidade Proton da Valve.

Dito isto, nem todos os jogos do Steam funcionarão no Linux (ou Chromebooks). O Google observa que os jogos que usam o software Easy Anti-Cheat e BattleEye ainda não funcionarão com o Chrome OS.

Jogos habilitados para Proton que usam DirectX12 não serão iniciados. Alguns jogos oferecem desempenho ruim durante os primeiros minutos de jogo.

E isso é apenas a ponta do iceberg quando se trata de problemas conhecidos com o Steam para Chrome OS.

Isso ainda é muito software de qualidade alfa, e o Google observa que monitores externos não são suportados, monitores integrados com resoluções superiores a 1080p podem ter problemas para exibir jogos, alguns jogos exigem pelo menos 16 GB de RAM ou um processador Intel Core i7, a qualidade do áudio do bate-papo por voz do Steam não é muito boa e assim por diante.

Mas o objetivo de liberar o software alfa é incentivar as pessoas a usá-lo e ajudar a relatar bugs que os desenvolvedores podem usar para melhorar a experiência.

O Google não tem um ETA sobre quando o Steam para Chrome OS passará para o status beta ou estável, mas as probabilidades são de que quanto mais pessoas usarem o recurso para jogar em Chromebooks, mais recursos o Google lançará para fazê-lo funcionar bem.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.