Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento

Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento, graças ao pessoal do xda-developers que recebeu capturas do sistema.

O Android 12 é tão novo que a tinta ainda está secando, e o Android 12L ainda está em beta. Mas os detalhes sobre a próxima versão principal do Android estão começando a vazar.

Embora o Android 13 provavelmente não seja lançado até o outono de 2022, o pessoal do xda-developers recebeu uma série de capturas de tela que destacam algumas mudanças nas quais o Google está trabalhando, e Mishaal Rahman notou um commit de código que sugere outro recurso futuro.

Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento

Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento
Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento

Sim. Já vazaram alguns recursos do Android 13, um ano antes do lançamento. Mas ainda há muito tempo para as coisas mudarem entre agora e o dia do lançamento, então, provavelmente é melhor aceitar tudo com cautela. Mesmo que os vazamentos sejam precisos, eles apenas nos mostram no que o Google está trabalhando hoje, não no que a empresa realmente entregará amanhã.

Mas aqui estão alguns destaques:

  • Notificações de aplicativo opt-in: Parece que o Google exigirá pelo menos alguns aplicativos para solicitar permissão antes de enviar notificações para o seu dispositivo, da mesma forma que você precisa conceder permissão para aplicativos usarem sua localização, microfone ou câmera. Isso pode reduzir o número de itens indesejados atrapalhando suas notificações.
  • Configurações de idioma do aplicativo: agora você pode definir um padrão para todo o sistema para o seu idioma preferido. Mas no Android 13, parece que você será capaz de definir diferentes idiomas para diferentes aplicativos. Portanto, se você preferir usar o espanhol ao se conectar com amigos e familiares via WhatsApp, mas usar o inglês para todo o resto, pode ajustar suas configurações de acordo.
  • Relógio da tela de bloqueio: no momento, se você estiver usando um smartphone Pixel com Android 12, provavelmente tem um relógio muito grande na tela de bloqueio, com a hora no topo e os minutos abaixo. No Android 13, você pode ajustar o tamanho e o layout do relógio da tela de bloqueio.
  • TARE: a última tentativa do Google de estender a vida da bateria basicamente tentará descobrir quais funções do aplicativo são mais exigentes e limitá-las quando o nível da bateria estiver baixo. É muito mais complicado do que isso, então verifique o artigo xda-developers para mais detalhes.
  • Áudio LE Bluetooth: O novo codec de Áudio LE Bluetooth (ou LC3) deve resultar em menor consumo de bateria e conexões estáveis ​​entre seu dispositivo Android e fones de ouvido ou aparelhos auditivos Bluetooth. Ele também oferece suporte a conexões com vários dispositivos, o que pode permitir que você transmita música, vídeos ou outro conteúdo de áudio para vários conjuntos de fones de ouvido para que você e seus amigos possam ouvir ao mesmo tempo. Não está claro exatamente quando isso será lançado, mas o Android 13 parece uma aposta segura. Android Police tem mais alguns detalhes sobre Bluetooth LE Audio.

De acordo com a xda-developers, o Android 13 tem o codinome “Tiramisu”, de acordo com a longa história do Google de nomes de código temáticos de deserto ou “guloseima saborosa”.

Mas a empresa parou de usar esses nomes publicamente há um tempo, então isso é mais uma trivialidade do que qualquer coisa significativa sobre o sistema operacional que está por vir.

Certifique-se de verificar xda-developers para mais capturas de tela de muitos dos novos recursos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.