JingOS Alpha 1 lançado como a primeira imagem ISO do sistema

JingOS Alpha 1 lançado como a primeira imagem ISO do sistema
JingOS Alpha 1 lançado como a primeira imagem ISO do sistema

E foi lançada a primeira imagem ISO do projeto, o JingOS Alpha 1. Sim. Ainda é um Alpha. Confira as novidades e veja onde baixar.

A princípio, JingOS foi projetado pensando nos conversíveis, e o suporte só é confirmado em dois deles, mas o JingOS é algo com muito apelo visual, é funcional e não dá para negar que eu gostaria de experimentar no meu tablet.

Por algumas horas, outro episódio desta história chegou: JingOS agora está disponível na forma de Alpha 1, embora não seja como muitos de nós gostariam.

JingOS Alpha 1 lançado como a primeira imagem ISO do sistema

JingOS Alpha 1 lançado como a primeira imagem ISO do sistema

Todas as informações estão disponíveis neste link do fórum do projeto, onde também temos o link para download… que nos pede um nome e um email para nos colocar na lista de espera.

Para todo o resto, eles forneceram novas informações, como software incluído e o que esperar em versões futuras.

O que eles lançaram, e o que poderemos baixar quando chegar a nossa vez na lista de espera, é JingOS 0.6, e inclui coisas como:

  • A área de trabalho do JingOS, que inclui tela de bloqueio, centro de controle, centro de notificação e gerenciador de tarefas.
  • Aplicativos próprios para tablet: Fotos, Notas de voz, Reprodutor multimídia, Calendário e Calculadora.
  • Aplicativos KDE: Ajustes, Preferencias do sistema, Discover, Terminal, Caera e Dolphin.
  • WPS Office e Chromium instalados por padrão.
  • Gestos no painel de toque e na mesma tela, por enquanto no Surface Pro 6 e Huawei MateBook 14.
  • Otimizado o driver de toque para o Surface Pro 6.

É importante mencionar que o idioma suportado pelo sistema é apenas o inglês. No caso do Linux, outros aplicativos podem ser colocados em outros idiomas, mas não em qualquer do próprio JingOS.

Os desenvolvedores dizem que o lançamento do JingOS 0.6 “não é estável”, está longe de ter recursos completos e não é adequado para uso como um “driver diário”, ou seja, você deve considerá-lo um software de qualidade alfa destinado a usuários pioneiros, testadores dispostos e desenvolvedores espertos só.

Mas qualquer um animado com o surgimento desta distro baseada no Ubuntu e sua experiência de usuário baseada em Qt/Plasma (de aparência bastante atraente) pode agora se entregar a algumas experiências práticas.

A área de trabalho principal do JingOS, a tela de bloqueio e o centro de controle básico estão presentes e funcionando nesta versão alfa.

Há também um hub de notificação, gerenciador de tarefas e um punhado de aplicativos personalizados criados exclusivamente para o JingOS (incluindo um aplicativo de fotos, ferramenta de mensagem de voz e calendário).

Uma série de aplicativos do KDE vêm pré-instalados na imagem v0.6, incluindo o aplicativo de terminal do KDE (Konsole, utilitário de câmera e gerenciador de arquivos Dolphin) mais o WPS Office e o navegador Chromium.

Mais aplicativos podem ser instalados da Discover app Store ou da linha de comando, como mostra esta demonstração:

Desvantagens? Além de uma tonelada de recursos ausentes, aplicativos e configuração de wi-fi de polimento de interface do usuário atualmente é manual; e os gestos de touchpad e touchscreen só funcionam no Surface Pro 6 e Huawei Matebook 14 no momento (duas plataformas de referência para o sistema operacional no momento).

Também não há mecanismo de atualização integrado, teclado virtual e nenhuma versão JingOS de utilitários, como a ferramenta de configurações do sistema, gerenciador de arquivos e muito mais. A imagem ao vivo também tem uma resolução fixa e está disponível apenas em inglês.

Preparando-se para v0.7 e v0.8

  • JingOS App Store.
  • Serviço over the air, que é conhecido como OTA (Over The Air).
  • Dezenas de novos controladores de estilo próprio baseados no Plasma Mobile.
  • A compatibilidade com aplicativos de desktop Linux será aprimorada.
  • Teclado virtual, preferências do sistema, gerenciador de arquivos, etc, do JingOS.
  • Outras mudanças serão anunciadas posteriormente.

Será que vai chegar ao PineTab?

Eu não apostaria nisso. A equipe planeja lançar uma versão estável do JingOS em março, e eles têm planos de lançar uma versão ARM do sistema operacional, mas inicialmente seria usado em um tablet que o projeto prepara.

Considerando que sua intenção é vender seu próprio tablet, é difícil ser otimista, mas não pode ser descartado 100%. Em qualquer caso, saberemos mais detalhes em março próximo.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile