Jogo Diablo Immortal expôs a incapacidade da linha Exynos da Samsung

O lançamento do jogo Diablo Immortal expôs a incapacidade da linha Exynos da Samsung, frente aos seus equivalentes Snapdragon.

Parece que nem todos os smartphones Samsung são iguais – mesmo aqueles que são do mesmo modelo. Durante anos, a gigante de tecnologia coreana lançou muitos de seus smartphones em duas variantes – uma equipada com os Snapdragon SoCs da Qualcomm e outra com os chipsets Exynos da Samsung.

O lançamento do jogo Diablo Immortal mostrou mais uma vez que, apesar de benchmarks semelhantes, os processadores Exynos não conseguem fornecer o mesmo poder de processamento que seus equivalentes Snapdragon.

Jogo Diablo Immortal expôs a incapacidade da linha Exynos da Samsung

Vários relatos surgiram desde que a mais nova adição da Blizzard à franquia Diablo chegou à Google Play Store de que alguns modelos da Samsung lutam para rodar o jogo. O problema – apenas as variantes Exynos dos smartphones Samsung parecem ser afetadas.

Agora seria a hora de um detalhe tão importante. Esse problema não afeta todos os dispositivos Samsung equipados com Exynos. Aqueles que têm SoCs Exynos comparativamente mais novos e mais poderosos parecem estar lidando com o jogo relativamente melhor.

No entanto, para alguns modelos que devem, em teoria, atender aos requisitos mínimos de sistema (ou seja, Qualcomm Snapdragon 660 e superior, ou o equivalente para Android), a variante Exynos do fone de ouvido encontra uma série de erros gráficos que tornam o jogo impossível de jogar.

No entanto, é um pouco decepcionante saber que um dispositivo como o Galaxy Note 10 não pode executar um jogo jogável em dispositivos Apple tão antigos quanto o iPhone 6s (o requisito mínimo do sistema para iOS é A9 e superior).

De fato, a Blizzard está atualmente trabalhando em uma solução para o problema. Enquanto isso, no entanto, a empresa considerou limitar os downloads a smartphones Samsung com Exynos problemáticos.

Isso levanta uma questão muito importante. A Samsung está expandindo seu trabalho em SoCs Samsung dedicados. Algum tempo atrás, cobrimos rumores de que o Galaxy S25 poderia vir exclusivamente com um processador Samsung.

O fato de Diablo Immortal ter mais uma vez exposto a inépcia da linha Exynos da Samsung deixa muitos apreensivos com tal decisão. O que acontecerá se a única versão do Galaxy S25 não for entregue?

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.