Kalendar 1 lançado como a primeira versão estável

Após três meses de trabalho árduo e vários lançamentos, o aplicativo finalmente Kalendar 1 foi lançado. Confira as novidades e veja como instalar.

Escrito usando a estrutura Kirigami, o Kalendar é um aplicativo de calendário que usa o Akonadi para sincronizar com serviços externos como Nextcloud, Gmail, Microsoft Exchange, Open-Xchange Groupware, Kolab Groupware, bem como os padrões de troca de dados de calendário iCal e DAV.

O Kalendar permite adicionar, editar e excluir eventos de calendário de contas locais e remotas (veja os formatos suportados acima). Ele usa as bibliotecas do KDE Frameworks e a ferramenta de gerenciamento de informações pessoais do KDE PIM para se integrar profundamente ao seu ambiente de desktop KDE Plasma no desktop e no celular, para que você não perca um evento importante.

Agora, após três meses de trabalho árduo e vários lançamentos, o aplicativo Kalendar atingiu a maturidade com a versão 1.0, um lançamento importante que traz para você um cliente de calendário completo e dedicado para seu ambiente de desktop KDE Plasma.

Novidades do Kalendar 1

Kalendar 1 lançado como a primeira versão estável
Kalendar 1 lançado como a primeira versão estável

Embora ainda não faça parte do pacote de software KDE Gear, o Kalendar 1.0 está aqui como a primeira versão estável e madura do aplicativo e um cliente de calendário dedicado se você não quiser usar o complexo pacote gerenciador de informações pessoais (PIM) do KOrganizer.

Alguns recursos dignos de nota incluem várias visualizações (Mês, Semana, Dia, Agenda e Tarefas), suporte para mapas para eventos, integração KAlarm, suporte para eventos recorrentes, suporte para tags, anexos e participantes, suporte para fuso horário personalizado, suporte para arrastar e soltar de tarefas e incidências, e suporte para atalhos de teclado.

Comparado com as versões anteriores, o Kalendar 1.0 apresenta notificações de lembretes de eventos e tarefas muito melhoradas, que aparentemente chegarão ao KOrganizer, suporte para cores de calendário, várias melhorias de usabilidade e várias correções de bugs para melhor estabilidade e confiabilidade.

“Uma quantidade significativa de esforço foi empreendida no mês passado para resolver os principais bugs do Kalendar e tornar o aplicativo o mais estável e fácil de conviver possível. Embora este não seja um novo recurso glamoroso, é o motivo mais significativo pelo qual este lançamento é 1.0 – agora confiamos nele para não travar na maioria dos casos de uso e eliminamos todos os bugs críticos que encontramos e fomos informados de. Você pode encontrar uma lista completa de correções de bugs e outras alterações menores ou de back-end no final deste post.”

Para saber mais sobre essa versão do Kalendar, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kalendar

Se você deseja instalar o Kalendar 1.0 agora mesmo em sua distribuição GNU/Linux, saiba que encontrará o Kalendar nos repositórios de software do KDE neon, openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, Fedora Linux, Alpine Linux e Manjaro Linux, ou qualquer outra distro baseada neles.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.